Determinação De Cloreto
Monografias: Determinação De Cloreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacmemag • 21/6/2013 • 723 Palavras (3 Páginas) • 723 Visualizações
Introdução
Os indicadores de adsorção foram introduzidos por Fajans. São corantes orgânicos, ácidos ou bases fracos (aniônicos ou catiônicos, respectivamente), que acusam o ponto final através de uma mudança de coloração sobre o precipitado. A mudança de coloração se deve à adsorção ou à dessorção do corante como consequência de uma modificação da dupla camada elétrica em torno das partículas do precipitado na passagem do ponto estequiométrico. Assim, o aparecimento ou o desaparecimento de uma coloração sobre o precipitado servem para sinalizar o ponto final da titulação.
Um indicador de adsorção do tipo aniônico é a fluoresceína, que pode ser empregada para acusar o ponto final na titulação de cloreto com nitrato de prata. Em solução aquosa, aquele composto se dissocia parcialmente, fornecendo íons hidrogênio e fluoresceínato; a solução aquosa é verde-amarelada.
Fig.: Representação da dupla camada elétrica em torno da partícula de AgCl.
A figura representa a dupla camada elétrica em torno de uma partícula de cloreto de prata em presença de excesso de íons Cl- (a) e em presença de íons Ag+ (b). No primeiro caso, a partícula adsorve, primeira e primariamente, íons Cl-, íons Cl- (reticulares) e, secundariamente, uma quantidade equivalente de cátions. No segundo caso, a partícula adsorve, primariamente, íons Ag+ (reticulares) e secundariamente, uma quantidade equivalente de ânions.
Em uma titulação até o ponto estequiométrico, o ânion fluoresceinato não é apreciavelmente adsorvido pelo precipitado; e aquele ânion é repelido pelas partículas de AgCl negativamente carregadas com a adsorção de íons Cl-.
A solução apresenta, então, coloração verde-amarelada. Sobrepassado, todavia, o ponto estequiométrico, as partículas de AgCl tornam-se positivamente carregadas com a adsorção de íons Ag+; nestas condições, os ânions do corante são adsorvidos secundariamente.
O ponto final é acusado pela mudança de coloração sobre o precipitado, que passa de branco a vermelho, em virtude da deposição de fluoresceínato de prata na superfície do precipitado. Trata-se realmente de um processo de adsorção, pois o produto de solubilidade de fluoresceínato de prata não chega a ser ultrapassado. O processo é reversível e, como tal, o corante retorna à solução com adição de excesso de cloreto.
Objetivo
Determinação de íons de Cloreto em água do mar.
Materiais e Reagentes
Materiais:
Balança semi-analítica
Balão Volumétrico 250 mL
Béquer
Bureta 50 mL
Erlenmeyer 100 mL
Garra
Pera de segurança
Pipeta
Proveta
Suporte Universal
Reagentes:
Água Marítima (H2O)
Água Destilada (H2O)
Corante Fluoresceina (C20H12O5)
Suspensão Dextrina (C6H10O5)n
Nitrato de Prata (AgNO3)
Procedimento Experimental
Preparação da solução e Titulação
Retirou – se uma alíquota de 50 mL de uma amostra de água do mar, e transferiu – se para um balão volumétrico de 250 mL ao qual completou – se ate o menisco com água destilada.
Desta solução pipetou – se 5 mL para um erlenmeyer de 100 mL de capacidade, em seguida adicionou – se 20 mL de água destilada com 1 mL de dextrina e 4 gotas do indicador fluoresceina. Efetuou- se a titulação com
...