Determinação De Hidrocarboneto No Alcool Etílico
Artigos Científicos: Determinação De Hidrocarboneto No Alcool Etílico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucassouza2209 • 3/6/2014 • 753 Palavras (4 Páginas) • 1.466 Visualizações
Universidade
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDROCARBONETO NO ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO COMBUSTÍVEL
Aracaju – SE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................1
2. OBJETIVO.........................................................................................................1
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................................1
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.................................................................2
4.1. Materiais.....................................................................................................2
4.2. Metodologia................................................................................................2
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES......................................................................2
6. CONCLUSÃO....................................................................................................3
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................3
1. INTRODUÇÃO
Etanol, álcool ou álcool etílico são palavras que se referem à mesma substância: um composto orgânico de fórmula C2H6O. Tanto o álcool combustível, como bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, tintas e qualquer outro produto que contenha o composto utiliza o mesmo álcool, obtido por fermentação do açúcar ou síntese em laboratório. As diferenças ocorrem na destilação, utilizada em algumas aplicações do álcool, e nos processos de pós-produção do produto.
O álcool etílico hidratado combustível (AEHC), como é denominado o álcool que se vê nos postos de combustíveis é utilizado como combustível somente no Brasil desde o fim da década de 70. Sendo o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, melhor matéria prima do etanol, esse uso torna-se economicamente viável apenas no Brasil, algo possível graças a incentivos governamentais com o programa Proálcool, de 1975. O AEHC possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água.
Outra forma de comercialização do etanol é na forma de álcool etílico anidrido combustível (AEAC). O AEAC é utilizado para mistura com gasolina tipo A, para a obtenção da gasolina tipo C. O teor de álcool na gasolina é fixado pela a ANP, que hoje é de 25%. Este tipo de álcool possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica.
2. OBJETIVO
Determinar o teor de hidrocarbonetos no álcool etílico hidratado combustível e verificar se está dentro dos padrões exigidos pela ANP.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
De acordo com Fonseca ( 2010 ), álcoois são compostos orgânicos contendo uma ou mais hidroxilas (OH) que lhe confere a característica própria da substância, estão ligadas diretamente a átomo (s) de carbono (s) saturado (s).
Os álcoois têm cheiro característico, geralmente são solúveis em água e formam um grupo extenso de tipos diferentes. São líquidos incolores, no entanto; os de cadeias carbônicas com o número superior a doze carbonos são sólidos (USBERCO, 2013).
Segundo Feltre (2004), há álcoois que possuem anel benzênico na sua estrutura molecular, nesse caso a hidroxila não se liga diretamente ao carbono do anel benzênico, mas deverá estar ligado a outro carbono saturado que se liga ao anel. Os álcoois com anel cíclico possuem uma cadeia cíclica na sua estrutura molecular, que, no entanto não é a cadeia carbônica do benzeno, nesses; a hidroxila se liga ao carbono saturado do anel sem a necessidade de um carbono intermediário.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 Materiais
- 50 ml de álcool etílico hidratado combustível;
...