Determinação Densidade Dos sólidos
Casos: Determinação Densidade Dos sólidos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tjustiniano • 20/11/2014 • 704 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Química
Densidade dos Sólidos
Curso: Química Bacharelado
Disciplina: Química Experimental II
Docente: Evandro José
Discente: Thatiane da Silveira Justiniano
Objetivo
Medir a densidade de diferentes materiais sólidos (metais)
Introdução
A densidade de um material é definida como a razão entre massa e o volume a uma dada temperatura e pressão,sendo,então,calculada pela formula:
p=M/V
com unidade de (Kg/m3) mo SI, mas com outra unidade muito utilizada em química é o (g/cm3) no CGS,Na literatura, é comum encontrar valores de densidade obtidos a 1 atm e 20º C ou 25 ºC, mas é importante também conhecer como a densidade varia com a temperatura para cada material.Como o volume costuma aumentar com o aumento da temperatura,a densidade diminui. Existem algumas exceções como no caso da água, entre 0 e 4º C,em que a densidade aumenta com o aumento da temperatura devido a quebra do rearranjo de interações de tipo ligação hidrogênio que levam a diminuição do volume.Embora o efeito da pressão afeta muito pouco a maioria dos líquidos e sólidos.Para se ter uma idéia,é necessário um aumento de milhares de vezes na pressão para mudar apenas 1% a densidade da água. As forças intermoleculares de atração e repulsão são as que determinam as magnitudes destes efeitos em cada substância.
Existem relatos antigos do uso de medidas de densidade na identificação de distintos metais. O mais famoso destes conta que Archimedes utilizava medidas dos volumes de água deslocadas por massa conhecidas para estimar a pureza de objetos feitos de ligas de ouro,porem a veracidade do uso desta técnica neste relato é questionável devido a necessidade de medir pequenas variações de volume com extrema precisão,para poder,assim, diferenciar ligas metálicas com densidade similares.
Parte Experimental
Béquer
Espátula
Balança analítica
Proveta de 50 mL
Conta gotas
Água da torneira
Zinco
Metais desconhecidos
Procedimento
Em uma proveta de 50 mL foi adicionado exatamente 20 mL de água da torneira, em seguida foi pesado 10, 0030g de Zinco e adicionado na proveta com a água e anotou a elevação do volume para calcular a densidade do zinco.
Em seguida pegou-se foram pesados 10,2870 g de estanho e adicionado também em uma proveta contendo 20 mL de água, anotou o volume obtido para calcular sua densidade, depois foi pesado uma metal desconhecido e obteve 13,2152g do metal, repetindo-se o mesmo procedimento de inserir-lo na proveta contendo 20 mL de água e anotado o volume.
Resultados e Discussões
Após anotar os volumes obtidos foram realizados os cálculos para a determinação da densidade de cada um dos metais:
1° Densidade do Zinco
Volume do sólido = Volume total –
...