Diferença entre ética e moral. O conceito de bioética
Artigo: Diferença entre ética e moral. O conceito de bioética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lululuz • 27/10/2014 • Artigo • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 552 Visualizações
Qual a diferença entre ética e moral?
Ética: grego ethos: modo de ser, caráter. Prática da moral. Ramo da filosofia que tem por objeto a moral de um povo, de uma época.
Moral: latim moris: costume, valores de um grupo – padrão de comportamento. Não é ciência. Conjunto de atitudes e comportamentos direcionados para o bem. Valores de um povo.
Qual o conceito de bioética?
É o estudo sistemático da conduta humana no campo das ciências da vida e da saúde, examinadas por meio dos valores e princípios morais, em defesa da vida humana, fauna e flora.
Discorra sobre o conteúdo da bioética?
- Microbioética: relação entre os agentes da área da saúde e medicina e engenharia genética. É o ramo da bioética que trata das questões relativas à vida, saúde, morte e genética.
- Macrobioética: relação do homem com o meio ambiente. É o ramo da bioética que trata das questões relativas à preservação do meio ambiente como forma de defesa da vida.
Qual o objetivo da bioética?
Ciência com consciência: preservação dos valores morais e éticos e sadia qualidade de vida do homem, equilíbrio do meio ambiente e defesa da vida em todas as suas formas.
Quais os princípios da bioética?
Beneficência: não causar dano. Maximizar os benefícios. Aliviar o sofrimento e melhorar a saúde do paciente. Não-maleficência: minimizar os danos, Autonomia: capacidade de se autogovernar. Respeito à vontade do paciente, Justiça: equidade e igualdade. Tratar os iguais de forma igual. Justiça social e distributiva.
Discorra sobre o conteúdo e objetivo do biodirieto.
O Biodireito é o diálogo da bioética com o direito. É a parte legislativa que disciplina a matéria da bioética. Tem como conteúdo a legislação nacional e principalmente a legislação internacional. O Objetivo é a tutela da vida tendo como fundamento principal dignidade da pessoa humana.
Quais os desafios do biodireito?
Desenvolvimento com cautela, Controle do comportamento humano, Evitar o biopoder
Discorra sobre o objetivo do Projeto Genoma Humano.
Identificar e mapear os mais de 80 mil genes contidos no DNA humano; armazenar as informações em bancos de dados. Ou seja. Conhecimento de todo o código genético humano.O Projeto tem como intuito principal o conhecimento da carga genética do ser humano e possibilitou o conhecimento do mecanismo de funcionamento do corpo humano para a prática de novas técnicas de cura (terapias gênicas).
Discorra sobre a diferença entre os direitos humanos e direitos da Personalidade.
Ambos têm como base a dignidade da pessoa humana. Direitos humanos: liberdades públicas – Direito público.Primeira geração: proteção individual da pessoa humana. Segunda geração: direitos sociais. Terceira geração: direitos da solidariedade. Direitos da personalidade: Direito privado. Direito subjetivo proveniente da própria existência humana. Fundamenta-se no Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.Direitos inatos, essenciais, vitalícios, extrapatrimoniais, intransferíveis, inalienáveis, indisponíveis, impenhoráveis, imprescritíveis, irrenunciáveis e absolutos.
Qual o conteúdo do direito à informação.
È o direito fundamental garantido na CF que é o direito à liberdade de expressão, o acesso às informações e o direito de ser informado. A informação deve ser sempre clara, precisa e verdadeira.
Discorra sobre a informação na relação de consumo.
Dispõe no CDC ser um direito básico do consumidor, para que o mesmo possa fazer uma escolha consciente.
Discorra sobre o conteúdo do direito à informação.
Tem como base a dignidade da pessoa humana. Este direito à informação é garantido pela CF, consiste no dever do médico de informar e o direito do paciente a ter todas as informações quanto ao seu diagnóstico, seu estado clínico e quais os atos médicos necessários para a sua saúde.Caso o médico forneça alguma informação errônea incide em erro médico.
Qual o conteúdo necessário no Termo de Consentimento Informado?
Tem que conter uma linguagem clara e acessível ao paciente, o diagnóstico, o tratamento necessário, os riscos, o preço a ser cobrado e os benefícios.
É possível a dispensa do Termo de Consentimento Informado?
É possível em caso de grave risco à saúde pública ou em casos de emergência.
Discorra sobre o sigilo na relação médico-paciente.
O médico tem o dever do sigilo profissional. Este sigilo pode ser desconsiderado nos casos em que o paciente ou seu representante legal autorizar expressamente; em casos de determinação legal; para comunicar autoridade competente em casos de crime ou de moléstia grave contagiosa; evitar contaminação de familiares e em casos de maus tratos.
Qual a finalidade da doação e transfusão de sangue?
A transfusão de sangue é um tratamento médico com a finalidade de salvar a vida do paciente.
Quais as regras para doação de sangue?
Deve ser voluntária, gratuita e anônima.
Discorra sobre a possibilidade de recusa na transfusão de sangue.
A doutrina ainda é muito controversa neste sentido. O código de ética médica dispõe que o médico deverá respeitar a vontade do paciente, exceto em caso de risco de vida.
O que se entende por direito a não sofrer discriminação genética?
Direito da personalidade, Fundamento legal: CF/88 art. 3 °, IV e art. 5° - “quaisquer formas de discriminação,
...