Dimensoes
Por: drirofior0408 • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 915 Palavras (4 Páginas) • 178 Visualizações
Atualmente, os assistentes sociais levam a questão do progresso da instrumentalidade na análise e apreendendo a noção de que a teoria não muda o mundo, e a instrumentalidade é a ferramenta que inclui à práxis. Isto implica, na consolidação do tripé Profissional: as dimensões teórica metodológica, ética, política e técnico-operativo.
A Instrumentalidade usada pelos assistentes sociais no seu trabalho não pode ser vista, analisada e aplicada reservadamente, mas com procedimentos orgânicos articulados ao projeto ético-político da profissão. A dimensão ético-política diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de analisar a sociedade e a própria profissão como campo de forças contraditórias, considerando-se o caráter eminentemente político do exercício profissional, assim como a consciência do profissional acerca da direção social que imprime em sua intervenção. Entretanto, o profissional não deve ser neutro e sim posicionar-se politicamente diante da realidade para que assim possa intervir e estar ciente de qual caminho a seguir. Nota-se que o conhecimento do código de ética é essencial para este papel.
A Dimensão Teórica- metodológica, refere-se à capacidade de apreensão do método e das teorias e, por conseguinte, da relação que faz com a prática. Segundo seu contexto histórico, com embasamentos teóricos, fugindo do senso comum e das aparências, criando formas efetivas de transformar a realidade desse usuário, mas respeitando suas especificidades. O Assistente Social tem que estar por dentro da realidade e das demandas dos seus usuários, mas através de estudos mais abrangentes.
Dimensão Técnico operativa : Segundo o Toniolo , debruçado em autores como(Carvalho e Iamamoto, 2005) e Netto(2005), o Serviço social surge na historia como uma profissão interventiva, que visa promover mudanças no cotidiano da vida social das populações atendidas, tornando assim a visão prática(técnico – operativa), objeto de estudo da profissão. A competência técnico – operativa tem por objetivo conhecer e apropriar se do conjunto de habilidades técnicas para atendimento da população usuária e exigências das instituições contratantes( Estado, empresas privadas, ONG e etc.) que conhecedor da realidade social e institucional irá garantir uma boa qualidade do serviço no qual atuará como um mediador de tensões, pois a todo momento lhe é imposto demandas de formas contraditórias, provenientes dos empregadores x trabalhadores. Constituída pelas teorias, metodologias, instrumentos e técnicas enquanto estratégias, táticas, ferramentas e habilidades para realizar a ação. A ação se desenvolve por aproximações sucessivas, pela construção/desconstrução/reconstrução dos objetos, promovendo síntese/totalização/difusão do fazer, contribuindo para a reprodução social das relações sociais na direção da liberdade e da justiça social. A exigência que se coloca é a da construção de metodologia de trabalho como esteira da intervenção profissional do assistente social. No entanto, há que se tomar cuidado com o metodologismo e com o instrumentalismo, tendências empobrecedoras da profissão (GUERRA, 2000). A criação de metodologia de trabalho fundada naquelas
Atualmente, os assistentes sociais levam a questão do progresso da instrumentalidade na análise e apreendendo a noção de que a teoria não muda o mundo, e a instrumentalidade é a ferramenta que inclui à práxis. Isto implica, na consolidação do tripé Profissional: as dimensões teórica metodológica, ética, política e técnico-operativo.
A Instrumentalidade usada pelos assistentes sociais no seu trabalho não pode ser vista, analisada e aplicada reservadamente, mas com procedimentos orgânicos articulados ao projeto ético-político da profissão. A dimensão ético-política diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de analisar a sociedade e a própria profissão
...