Dimensões Práticas Da Capoeira
Ensaios: Dimensões Práticas Da Capoeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iseixas • 27/9/2014 • 521 Palavras (3 Páginas) • 1.605 Visualizações
DIMENSÕES PRÁTICAS DA CAPOEIRA:
Luta: desde a criação a demenção de luta na capoeira sempre foi presente, porque os escravos utilizavam como manifestação cultural, era usada como uma forma de resistência a sua condição de vida já que no começo da capoeira, quem proativa eram os escravos.
Danças: a capoeira surgiu a partir de danças africanas e assim como elas possui um caráter duplo: servia para protestar e também para o divertimento em momentos festivos de alegria. O seu caráter de dança está relacionado ao fato de a capoeira contribuir para a composição da diversidade cultural do Brasil.
Jogo: o que lhe conferiu esse caráter foi o fato de que ao jogá-la, os escravos a usavam como um momento de fuga do ócio, como divertimento.
Arte: Na capoeira a arte está presente através da música, do ritmo, canto, instrumento e da expressão corporal e da criatividade de movimentos. Ela é pratimônio cultural do país, por conta de sua complexidade e abrangência.
educação física: O uso da capoeira na educação física ensina aos alunos o respeito mútuo, a justiça, a dignidade e a solidariedade..
Mestre pastinha: pregava a tradição, o jogo matreiro, de malícia, estilo que passou a ser conhecido como Angola. Pastinha é conhecido como o Mestre da Cultura Africana. Fundou a primeira escola de Capoeira de Angola, o “Centro Esportivo de Capoeira Angola”, no Pelourinho, Bahia.
Mestre bimba: Bimba procurou modernizar a Capoeira, sem perder suas tradições, depois de perceber que a capoeira estava perdendo espaço para as lutas estrangeiras como karatê e outras. Mestre Bimba é responsável pela Capoeira Regional ser jogada hoje em mais de 150 países. apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Graças às diferenças entre esses dois grandes mestres, a Capoeira deixou de ser marginalizada e se espalhou da Bahia para o mundo.
Instrumentos usados na capoeira - regional : Berimbau, Atabaque, agogo, vaqueta, pandeiro e caxixi. Capoeira angola: 3 berimbaus;2 pandeiros;1 agogô;1 réco-réco e 1 atabaque.
Historia da capoeira: A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. Sua prática ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos,
...