TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas norteadoras: fundamentos historicos teoricos do serviço social III, ÉTICA PROFISSIONAL E DIREITOS HUMANOS

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA – POLO ÍCARO

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TÉORICOS-MTODOLÓGICOS DO SERCIÇO SOCIAL I E FORMAÇAO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

SÃO LUÍS

2014

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA – POLO ÍCARO

DESAFIO PROFSSIONAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

2ª BIMESTRE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TÉORICOS-MTODOLÓGICOS DO SERCIÇO SOCIAL I E FORMAÇAO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

ANTONIA NEIDE DO ROSARIO - RA:8518915456

                                    CLADIA GOMES MARTINS- RA: 9650503013

                                      RAFELA  ALMEIDA SOUSA- RA: 8528913886

                                    MARIA CLEUDES RODRIMES COSTA:RA 9905125169

SÃO LUIS

2014

Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social I e Formação Social, Econômica e Politica do Brasil.

Objetivo.

O presente trabalho nos desafia a refletir sobre as formas de atuação do assistente social compreendendo a influencia do contexto histórico no fortalecimento do serviço social como profissão.

.

São Luís

2014

SUMÁRIO[pic 2]

1

RESUMO...............................................................................

2

INTRODUÇAO ..................................................................

2.1

MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS ..........................................................

2.2

A EMERGÊNCIA DA SOCIEDADE CIVIL NO BRASIL

2.3

A QUESTÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E ASOCIEDADE CIVIL..................................................................

2.4

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA DÉCADA DE 1980 E 2000................................................................

3

CONCLUSÃO ................................................................................

4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................

Resumo:


Este trabalho tem como objetivo reforçar o conhecimento a respeito do marco histórico do serviço social na américa latina e Brasil.

Organização politica e acadêmica da categoria os espaços ocupacionais no mercado de trabalho e hoje em dia na contemporaneidade.

A fonte teóricas e filosóficas que fundamentam historicamente o serviço social enquanto fenômeno conceito histórico  

  1. INTRODUÇÃO:

REVOLUÇAO INDUSTRIAL

Começa na:Inglaterra, em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial.

Processo Tecnológico

A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico causam uma revolução produtiva. Com a aplicação da força motriz às máquinas fabris, a mecanização se difunde na indústria têxtil e na mineração. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.

Empresários e Proletários

O novo sistema industrial transforma as relações sociais e cria duas novas classes sociais, fundamentais para a operação do sistema. Os empresários (capitalistas) são os proprietários dos capitais, prédios, máquinas, matérias-primas e bens produzidos pelo trabalho. Os operários, proletários ou trabalhadores assalariados, possuem apenas sua força de trabalho e a vendem aos empresários para produzir mercadorias em troca de salários

Exploração do Trabalho.

No início da revolução os empresários impõem duras condições de trabalho aos operários sem aumentar os salários para assim aumentar a produção e garantir uma margem de lucro crescente. A disciplina é rigorosa mas as condições de trabalho nem sempre oferecem segurança. Em algumas fábricas a jornada ultrapassa 15 horas, os descansos e férias não são cumpridos e mulheres e crianças não têm tratamento diferenciado.

Movimentos Operários

Surgem dos conflitos entre operários, revoltados com as péssimas condições de trabalho, e empresários. As primeiras manifestações são de depredação de máquinas e instalações fabris. Com o tempo surgem organizações de trabalhadores da mesma área.

Sindicalismo

Resultado de um longo processo em que os trabalhadores conquistam gradativamente o direito de associação. Em 1824, na Inglaterra, são criados os primeiros centros de ajuda mútua e de formação profissional. Em 1833 os trabalhadores ingleses organizam os sindicatos (trade unions) como associações locais ou por ofício, para obter melhores condições de trabalho e de vida. Os sindicatos conquistam o direito de funcionamento em 1864 na França, em 1866 nos Estados Unidos, e em 1869 na Alemanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (347.2 Kb)   docx (537.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com