TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças De Unhas, mãos E pés

Trabalho Escolar: Doenças De Unhas, mãos E pés. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  6.695 Visualizações

Página 1 de 5

Doenças das Unhas

Cerca de 10% das afecções da pele acontecem nas unhas. Devido a localização tão expostas, as unhas sofrem repetidos traumas. Os menores se curam sozinhos, com o tempo. Já os mais graves necessitam de tratamentos profissionais.

Conheça a seguir as doenças mais comuns que acometem as unhas.

Manchas Brancas

São muito comuns e surgem em decorrência de traumas repetidos na matriz da unha, onde é produzida. É possível observar que eles surgem durante o crescimento das unhas e vão saindo. Não é necessário nenhum cuidado especial, além de evitar possíveis traumas.

Manchas de Sangue

Também são bastante comuns e aparecem devido a pequenos traumas que rompem finos vasos de sangue localizados embaixo das unhas. Dessa forma, surgem pequenos pontos de hemorragia, que logo desaparecem. Algumas drogas, como a aspirina, também podem causar essas manchas, mas a maioria é provocada pelos traumas.

Unha Encravada

Aparece comumente no dedão do pé e sua principal causa é a manutenção incorreta das unhas dos pés, aliada a sapatos apertados. Desse modo, o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Algumas vezes provoca dor e infecção. Com isso, pode ser que o caso evolua para um granuloma piogênico, mais conhecido como “carne esponjosa”, que é uma proliferação dos vasos sanguíneos, formando uma lesão tumoral secundária .

Infecção Bacteriana

Os cuidados inadequados com as unhas podem gerar infecções ao seu redor, causando vermelhidão, inchaço e dor ao toque. O contato freqüente com água e produtos químicos também podem causar essas infecções.

Infecção por Fungos

Praticamente metade das doenças das unhas é causada por fungos. São mais comuns nos pés, já que os calçados aquecem demais a região. Geralmente as infecções acontecem embaixo da unha, mas também aparecem na parte de cima e na raiz. As unhas perdem o brilho, se tornam mais espessar e acabam se soltando. Elas também podem descamar e mudar de coloração.

Tumores e Verrugas

Podem surgir em qualquer local da unha, deformando a placa ungueal. Os tumores podem ser benignos ou malignos, nesse último caso, configurando um câncer. Os benignos mais comuns são causados por vírus, e formam uma verruga ungueal. São aplicados produtos químicos específicos que penetram a dobra ungueal e a parte sob a unha. Algumas vezes podem ser necessários processos cirúrgicos.

Psoríase

É uma doença de pele crônica, que pode atingir as articulações e as unhas. Caracteriza-se pela vermelhidão e descamação da pele. Nas unhas, aparecem pequenas depressões, rugosidade, descoloração e descolamento. Surge principalmente nas mãos, e pode ainda causar vermelhidão e descamação das dobras ungueais.

Algumas dicas para cuidar das unhas:

Para manter as unhas sempre saudáveis, é necessário ter o hábito dos cuidados periódicos, sempre deixando-as limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados. Quando houver a percepção de alterações na coloração, textura e espessura das unhas, deve-se procurar um profissional de confiança que irá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.

A DOENÇA DA MÃO e PÉ

a doença da Mão e pé é uma doença infecciosa causada por um vírus e afeta frequentemente a garganta primeiramente.

Que causa a doença da Mão, de pé e de boca?

a doença da Mão e pé (HFMD) é causada geralmente pelo vírus A16 do coxsackie, um membro da família do enterovírus.

Por Que é chamado doença da mão, de pé e de boca?

A doença da Mão e de pé obtém seu nome do prurido não-sarnento que se torna nas palmas das mãos e das solas do pé.

HFMD é uma infecção diferente da infecção do gado, do ovino e dos porcos chamados febre aftosa. (1-5)

De Onde a doença da mão e de pé vem?

Não vem dos animais de estimação mas pode espalhar do contacto direto pessoal.

O Contato com descarga contaminada do muco da garganta, o nariz, a saliva e os líquidos das bolhas rompidas assim como das fezes contaminadas do sofredor são frequentemente a causa da transmissão desta infecção. A primeira semana das infecções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com