Dupla Troca
Pesquisas Acadêmicas: Dupla Troca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luks109 • 8/3/2014 • 836 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
Introdução
Em laboratório realizamos a experiência de dupla troca, ela é proveniente da reação de dois reagentes e forma dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação. Mas as Reações de dupla troca só ocorrem quando obedecem as seguintes condições: um dos produtos(AD ou BC), quando comparado aos reagentes, deve se apresentar como alguma das formas abaixo:
AB + CD → AD + BC
1. Mais volátil (produz um gás);
2. Menos ionizado ou dissociado, tornando-se mais fraco;
3. Insolúvel (esta característica permite a formação de um precipitado ao final do processo).
Para esta aula nós preparamos o terceiro exemplo quando usamos as seguintes substâncias:
Potássio KI e Nitrato de Chumbo Pb(NO3)2.
Desenvolvimento
Antes de tudo é necessária muita cautela, pois o iodeto de chumbo é tóxico devido ao seu teor de chumbo e de um alto risco, pois em contato com a pele pode causar queimaduras e se ingerida pode causar intoxicação, então o primeiro passo a ser seguido é a verificação dos materiais de segurança.
Logo em seguida separe todos os materiais que serão utilizados no desenvolvimento do experimento, feito isso pegue a pinça de madeira e segure o tubo de ensaio com ela, utilize a pipeta de Laboratório para pegar a primeira substância a ser adicionada ao tubo de ensaio no caso (KI) iodeto de potássio em seguida utilize a outra pipeta de Laboratório para pegar o (Pb(NO3)2) nitrato de chumbo e comece adicionando aos poucos juntamente ao (KI) iodeto de potássio.
Materiais Utilizados e Substâncias
Materiais
- 1 Pinça de Madeira
- 1 Tubo de Ensaio
- 2 Pipeta de Laboratório
- 1 Bico de Bunsen
- 1 Isqueiro
Substâncias
Sol. Diluída de iodeto de potássio (KI)(aq)
Sol. Diluída de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2)(aq)
Procedimento
Segure o tubo de ensaio com a pinça de madeira, em seguida utilize a pipeta de laboratório para pegar cerca de 5 ml de (KI) iodeto de potássio e adicionar ao tubo de ensaio, pegue mais uma pipeta de laboratório e agora pegue cerca de 5 ml de (Pb(NO3)2) nitrato de chumbo e comece adicionando aos poucos no tubo de ensaio que esta com o iodeto de potássio.
Perceba que de incolor ambas as substâncias, quando colocadas em contato direto uma com a outra começam a apresentar uma coloração amarela muito intensa isso acontece por que a reação entre o iodeto de potássio e o nitrato de chumbo resulta na precipitação de um composto sólido. O produto da reação é insolúvel em água, formando então um precipitado sólido amarelo brilhante.
Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s)
...