ESTAGIO SUPERVISONADO II: PROJETO DE INTERVENÇÃO
Por: Ellen Martins • 26/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 633 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ELLEN MARTINS RODRIGUES
ESTAGIO SUPERVISONADO II: PROJETO DE INTERVENÇÃO
[pic 3]
BARCARENA-PA
2018
ELLEN MARTINS RODRIGUES
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Pitágoras Unopar - UNOPAR, para a disciplina Estágio em Serviço Social II: projeto de intervenção.
Supervisor Acadêmico: Elenir Ramos Guimarães.
Supervisor de Campo:Débora Holanda Farias
ESTAGIO SUPERVISONADO II: PROJETO DE INTERVENÇÃO
[pic 4]
BARCARENA-PA
2018
Sumário
APRESENTAÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVOS 6
OBJETIVO GERAL 6
OBJETIVOS ESPECIFICOS 6
PÚBLICO ALVO 7
METAS A ATINGIR 8
METODOLOGIA 9
RECURSOS HUMANOS 10
AVALIAÇÃO 11
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 12
REFERENCIAS 13
APRESENTAÇÃO
O presente projeto tem como tema: Saúde bucal do Idoso. Este projeto foi elaborado a partir do projeto de intervenção para aplicação e execução, como parte do processo de construção e avaliação da disciplina de estágio supervisionado II, tendo como campo de estágio o anexo do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Zita Cunha, localizado no Município de Barcarena, onde são atendidos 120(cento e vinte idosos).
Este projeto tem como objetivo contribuir para inclusão social do idoso através das ações que valorizem e que assegurem seus direitos e melhorem sua qualidade de vida, no convívio familiar, comunitário e social. Considerando que a saúde bucal é de extrema importância para saúde geral, pois permite que se alimentem melhor e para autoestima e bem estar do idoso. Para realizar o atendimento odontológico dos idosos, será necessário buscar parcerias que apoiem a causa, tais como: secretaria municipal de saúde, câmara municipal, secretaria de Assistência social e outros.
JUSTIFICATIVA
Sabendo que grande parte dos idosos atendidos pelo CRAS, tem a necessidade do tratamento de saúde bucal, que é reflexo de uma dificuldade de acesso ao tratamento odontológico ao longo da vida. Identificou-se a necessidade do desenvolvimento deste projeto, que trabalhará a reabilitação de idosos para uma alimentação melhor, além do melhoramento e resgate da autoestima dos mesmos.
OBJETIVO GERAL
- Realizar um projeto de intervenção que dará acesso aos idosos atendidos pelo CRAS ao atendimento odontológico gratuito.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Mobilizar parceiros para o desenvolvimento do projeto;
- Sensibilizar as equipes de saúde da unidade básica para a importância do acolhimento à pessoa idosa.
- Efetuar ação de educação da saúde bucal, com vistas à mudança de comportamento dos idosos quanto à percepção de seus problemas odontológicos.
- Proporcionar assistência odontológica clínica individualizada aos idosos.
- Promover o acesso ao atendimento odontológico gratuito;
- Melhorar a qualidade de vida;
- Resgatar a autoestima;
PÚBLICO ALVO
Idosos que são atendidos pelo CRAS Zita Cunha
METAS A ATINGIR
Diante da averiguação feita, foi constatada a necessidade do tratamento odontológico para os idosos que fazem parte do atendimento desta instituição. Portanto foram colocadas as seguintes metas:
- Mobilizar parceiros para desenvolver o projeto (SAÚDE BUCAL DO IDOSO);
- Realizar ação que atendera idosos, por médicos odontólogos;
METODOLOGIA
O projeto de intervenção será desenvolvido com os idosos do serviço de convivência.
No primeiro momento as coordenações do grupo de convivência serão comunicados. Após ser autorizado o desenvolvimento do projeto, será organizada a palestra de reeducação da saúde bucal os idosos, onde os mesmo serão chamados para esclarecimentos do projeto, a importância do tratamento odontológico, seus benefícios e etc.
...