ESTEQUIOMETRIA
Projeto de pesquisa: ESTEQUIOMETRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lararocha • 13/11/2014 • Projeto de pesquisa • 677 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
INTRODUÇÃO
É de extrema importância ter conhecimento das relações quantitativas entre substâncias participantes de reações químicas, a estequiometria, para poder estudar sobre os compostos químicos em laboratório.
Será utilizado nesse experimento o cálculo para descobrir o rendimento percentual e o foco do experimento é a formação de alúmen a partir de alumínio e outras substâncias.
OBJETIVOS
Verificar as quantidades das substâncias participantes na reação e calcular os rendimentos real, teórico e percentual da reação.
EXPERIMENTO
1. Pesou-se aproximadamente 0,25 g de alumínio e na capela, em um béquer, adicionou-se 10,0 mL ao alumínio pesado e observou-se a liberação de hidrogênio na reação.
2. Colocou-se o béquer sobre uma chapa de aquecimento e aqueceu-se a solução para aumentar a velocidade da reação e em pouco menos de vinte minutos observou-se que não havia mais liberação de hidrogênio, retirando assim o béquer da chapa de aquecimento.
3. Filtrou-se a solução quente retendo todo resíduo escuro.
4. Adicionou-se 5,0 mL de ácido sulfúrico, H2SO4 6 mol/L a solução e aqueceu a solução com agitação constante para completar a reação e após cinco minutos filtrou-se a mistura como na etapa 3 mantendo a substância incolor.
5. Colocou-se o béquer com o filtrado no banho de gelo atritando o fundo do béquer com um bastão de vidro e formou-se assim, cristais de alúmen.
6. Pesou-se um papel de filtro e filtrou-se a vácuo os cristais de alúmen.
7. Após a filtragem, determinou-se a massa do papel mais os cristais de alúmen.
RESULTADOS
O passo 1 ocorreu como era esperado, ou seja, a reação liberou hidrogênio. A borbulha, a liberação de hidrogênio, vai aumentando conforme o tempo e o alumínio vão ficando com um tom cada vez mais ligado ao branco.
No passo 2 a solução foi posta na chapa aquecida às 16h14min e retirada às 16h32min e durante esse período a solução foi escurecendo até ficar com um tom cinza. Após retirar o béquer com a substância da chapa aquecida houve a filtragem onde todos os resíduos ficaram no filtro como era esperado no passo 3.
Nos passos 4 e 5 ocorreu o seguinte: Ao adicionar a quantia pedida de ácido sulfúrico, apareceu um precipitado que foi se dissolvendo cada vez que era colocado mais ácido sulfúrico. A solução foi aquecida durante alguns minutos e logo após, com o banho de gelo e o atrito com o bastão de vidro, apareceram cristais de alúmen no béquer.
Finalmente, nos passos 6 e 7 foi pesado primeiramente o papel de filtro a vácuo, que pesava 0,79 gramas. Após a filtragem a vácuo restaram somente os cristais de alúmen que junto com o papel pesava 4,89 gramas.
Cálculos para a obtenção dos rendimentos.
Obs.: Al: 26,98 g; K: 39,1 g; S: 32,06 g; O: 16 g; H: 1g.
Para se obter o rendimento teórico foi usada a regra de três a seguir:
Al
...