ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
Monografias: ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cardoso.RA • 12/7/2014 • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 434 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - CES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO - UAE
LICENCIATURA EM QUÍMICA
RELATÓRIO:
ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA
RAFAEL FONSECA MIRANDA
CUITÉ
SETEMBRO/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - CES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO - UAE
LICENCIATURA EM QUÍMICA
RELATÓRIO:
ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
Relatório apresentado à disciplina Química Experimental, solicitado pelo Professor Dr. Paulo Sergio.
CUITÉ
SETEMBRO/2013
1. INTRODUÇÃO
A estequiometria se refere à quantidade de elementos químicos que existem nas substâncias quando medidos. Quando se fala em estequiometria entende-se que a mesma traz informações não só sobre a quantidade, mas também as principais equações químicas e as fórmulas que podem ser empíricas ou moleculares. Com a estequiometria é possível fazer cálculos para encontrar a quantidade de reagentes e demais produtos que participam das reações químicas. E é importante saber que toda equação química deve ser balanceada, para que o resultado seja mais preciso. Como exemplo de uma equação balanceada temos:
6HCl + 2Al → 2AlCl3 + 3H2
As equações químicas podem ser representadas de duas maneiras distintas, que são:
• Aspecto qualitativo – utilizando as fórmulas químicas quais as substâncias envolvidas na reação (reagentes e produtos)
• Aspecto quantitativo – indica a quantidade de reagentes e produtos através dos coeficientes.
A partir de cálculos estequiométricos é possível determinar o quanto de reagente se quer usar, a quantidade de massa, a molaridade, o número de átomos e moléculas, se o reagente está em excesso, ou se limita após a reação acabar etc.
Os principais tipos de reações químicas são classificadas em quatro tipos.
• Reação de síntese ou de adição – tem-se uma reação desse tipo a partir do momento que substâncias (duas ou mais) reagem entre si, fazendo com que no final da reação se tenha apenas um único produto. Ex.: CaO + H2O→Ca(OH)2.
• Reação de análise ou decomposição – esse tipo de reação pode ser observado a partir do momento que uma única substância é quebrada dando origem a outra(s) substâncias. Ex.: 2KCl3→2KCl + 3O2
• Reação de deslocamento ou de simples troca – quando uma substância troca de lugar com outra originando uma nova substância simples. Ex.: CuSO4(aq) + Fe (s) → FeSO4(a) + Cu(s)
• Reação de dupla troca ou de dupla substituição – essa reação pode ser observada no momento em que compostos diferentes reagem entre si dando origem a novos compostos. Ex.: HCl+ NaOH→NaCl +H2O
As reações químicas não tem o poder de criar nem de destruir os átomos, mas apenas de combiná-los para da origem a uma nova substância. De acordo com a lei da conservação da matéria escrita por (LAVOISIER, p.103,2006) “a matéria não pode ser criada nem destruída [...], ou seja, se os reagentes contiverem mil átomos de determinado elemento, esses mil átomos deverão aparecer de alguma forma nos produtos.
2. OBJETIVOS
1. Observar os diferentes tipos de reações químicas.
2. Analisar o aspecto qualitativo e quantitativo das reações.
3. MATERIAIS E REAGENTES
3.1. Materiais utilizados
Béquer
Pisseta
Cadinhos de porcelana
Papel de filtro
Funil de vidro simples
Proveta
Suporte universal
Argola para o funil
Chapa de aquecimento
Pape de filtro
Bastão de vidro
3.2. Reagentes utilizados
Solução de Sulfato de Cobre
Solução de Hidróxido de Sódio
Solução de Nitrato de Chumbo
Fita de alumínio
Bombril
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Parte
Na primeira etapa do procedimento pesou-se em uma balança analítica, um cadinho de porcelana e uma fita de alumínio. E em seguida, foi medido em uma pipeta 1,30 mL de HCl a 1,0 M (procedimento realizado na capela de exaustão).
2. Parte
Nesta etapa também foi pesado outro cadinho de porcelana e um pedaço de Bombril. E 10mL de CuSO4 foi adicionado junto ao Bombril.
3. Parte
Foi adicionado em um cadinho 10 mL de Nitrato de Chumbo Pb(NO3)2 (0,1 M), e em seguida adicionou-se junto ao Pb(NO3)2 1 mL de Hidróxido de Sódio NaOH (1,0 M). Também pesou-se um papel de filtro, cuja necessidade era para retirar o precipitado que sobrara depois da filtração da solução.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
1. Parte
Depois
...