EXTRAÇÃO COM SOLVENTE
Casos: EXTRAÇÃO COM SOLVENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana_mariaassis • 26/3/2014 • 820 Palavras (4 Páginas) • 738 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A extração com solvente consiste na remoção de um composto orgânico de uma solução por agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel, e que seja imiscível com o líquido que contém a substância. Duas fases, então, são formadas, e a fase que tem o produto desejado pode ser separada. Muitas vezes, nem todo o produto é extraído em uma única operação e o processo deve ser repetido uma ou duas vezes mais para obter-se uma separação com maior rendimento (USP).
A extração de óleo com solvente é um processo de transferência de constituintes solúveis (o óleo) de um material inerte (a matriz graxa) para um solvente com o qual a matriz se acha em contato. Os processos que ocorrem são meramente físicos, pois o óleo transferido para o solvente é recuperado sem nenhuma reação química. (Brum – 2009).
1.1 . 0BJETIVO
Realizar as extrações simple e múltipla do ácido propiônico, a partir de uma solução aquosa, utilizando o éter dietílico como solvente extrator, demostrando a eficiencia das extrações.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Na prática em questão foram realizados as seguintes etapas:
2.1 . PREPARO DE UMA SOLUÇÃO AQUOSA DE ÁCIDO PROPIÔNICO
No preparo da solução, foram adicionados 2 mL de ácido propiônico (C3H6O2) em um balão volumétrico de 100 mL e completado o volume com água destilada. A solução foi agitada até a completada homogeneização.
Da solução de ácido propiônico foram pipetadas uma alíquota de 10 mL e transferida para um erlenmeyer de 125 mL e adicionadas 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína.
Para a titulação foram utilizada a solução padronizada de hidróxido de sódio (NaOH), 0,15 mol L-1, numa bureta de 50 mL.O volume consumido da solução de NaOH foi anotado.
O volume da bureta foi completo e titulado uma nova amostra de solução de ácido propiônico (análise feita em duplicata). Sendo considerado a média dos dois valores obtidos.
2.2 . EXTRAÇÃO SIMPLES
Na realização da extração simples foram pipetadas 10 mL da solução de ácido propiônico; transferindo-a pra um funil de separação de 125 mL
Foram adicionados 30 mL de éter dietílico. A mistura foi agitada, tomando-se o cuidado de aliviar a pressão interna no funil. Sendo que esse processo foi realizado no interior de uma capela de exaustão, por ser o éter dietílico muito volátil.
O sistema foi deixado em repouso até a completa separação das fases. A camada aquosa foi recolhida em um erlenmeyer de 125 mL e adicionados 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína.
O volume da bureta foi completado com a solução padronizada NaOH e a solução foi titulada, sendo anotado o volume de NaOH consumido.
2.3 . EXTRAÇÃO MÚLTIPLA
Para a extração múltipla foram pipetadas 10 mL da solução de ácido propiônico; mesma foi transferida para o funil de separação de 125 mL, adicionando 15 mL de éter dietílico, sendo o procedimento realizado da mesma forma que na extração simples.
A fase aquosa foi separa da fase orgânica; e retornada para o funil de separação, para uma nova extração, adicionando mais 15 mL de éter dietílico.
Em um erlenmeyer, recolheu-se a fase aquosa e adicionadas 3 gotas de fenolftaleína.
Completando-se o volume da bureta com solução padronizada de NaOH, e titulando a fase aquosa, como já realizado; anotando o valor do volume de NaOH consumido.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
No preparo da solução aquosa de ácido propiônico, obtivemos os volumes de 18,2 mL e 18,1 mL de NaOH consumido na titulação; sendo considerada a média entre os dois volumes obtidos
...