Educação: Resenha
Resenha: Educação: Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meirivania • 17/2/2015 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Leonor Lorenzett é graduada em ciências, habilitação em biologia pela Universidade do Contestado (1989), especialização em metodologia e avaliação de ensino pela Universidade do Contestado (1995), especialização em biologia pela Universidade do Contestado (1990), mestrado em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em educação científica e tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado e coordenador pedagógico regional da gráfica e editora POSIGRAF. Tem experiência na área da educação, com ênfase em ensino-aprendizagem. Outras obras:
Demétrio Delizoicov neto é graduado, licenciado em física pela universidade de São Paulo (1973) e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor adjunto da universidade federal de santa Catarina. Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem. Outras obras:
DELIZOICOV, D. resultado da pesquisa em ensino de ciências: comunicação ou extensão? Caderno brasileiro de ensino de física, Florianópolis, v.22, n.3, p.364-378, 2005.
Este é um texto, constituído sob responsabilidade de dois autores, traduzindo suas experiências e tendo como fundamentação de métodos científicos, em abordagens que se completam. Discutindo a importância de alfabetizar-se para entender e compreender o ensino de ciências nas séries iniciais. Observa-se que cientificamente destaca características de conhecimentos e atitudes de conceitos e críticas contribuindo para uma nova perspectiva.
Acredita-se que a alfabetização é uma ação de intervenção política e um processo de construção do conhecimento. Nela há um processo multidimensional que envolve questões cognitivas, lingüísticas, afetivas e sócio-culturais. Ao considerar esta dimensão alfabetização, pode-se, compreender no processo do ensino de ciências nas séries iniciais, que seja também para alfabetizar cientificamente os alunos. Neste sentido mostra que, o ensino de ciências exige melhor aperfeiçoamento, que o aluno seja letrado, aprende a ler escrever para fazer da leitura e da escrita seu contexto social. A categoria letramento em ciências refere-se à forma como as pessoas utilizarão os conhecimentos científicos. E que nesse processo fica claro que é necessário colocar em prática o hábito de ler e escrever.
...