Efeitos Das Correntes Elétricas
Trabalho Escolar: Efeitos Das Correntes Elétricas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Desah • 12/3/2014 • 354 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
Efeito químico
Relembre-se que uma transformação química se caracteriza pelo aparecimento de novas substâncias. O efeito químico da corrente eléctrica corresponde, pois, ao aparecimento de certas substâncias a partir de outras, obtido com a ajuda da corrente eléctrica.
Como podemos observar este efeito da corrente eléctrica?
Este efeito pode ser observado, em particular, na eletrólise da água. A eletrólise da água é a decomposição química da água (em oxigénio e hidrogénio gasosos) usando a corrente eléctrica. A água é boa condutora graças ações dissolvidos.
Em muitas indústrias químicas fabricam-se produtos graças à corrente eléctrica, que desencadeia ou aumenta a rapidez de determinadas transformações químicas. É o que acontece, por exemplo, para obter revestimentos metálicos de certos objetos.
Nas pilhas ocorre um fenômeno de certa forma inverso do que estamos a tratar, isto é, a corrente elétrica é gerada a partir de uma reação química. Quando os reagentes na pilha são totalmente consumidos, a reação química termina e deixa de haver corrente - nessa altura a pilha está "gasta".
Efeito magnético
Como se manifesta o efeito magnético da corrente eléctrica?
O desvio da agulha magnética mostra-nos o efeito magnético da corrente eléctrica.
As aplicações do efeito magnético da corrente eléctrica são numerosas: disjuntores que protegem circuitos elétricos, motores elétricos, balanças de precisão, etc.
Os chamados disjuntores eletromagnéticos funcionam de forma simples: quando um circuito elétrico, protegido por um disjuntor, é sujeito a uma sobrecarga de corrente, o magnete do disjuntor fica sob a ação de uma corrente muito intensa e sofre um desvio brusco, que faz disparar um interruptor. A abertura do interruptor protege os aparelhos da corrente excessiva no circuito. Depois de detectada e corrigida a causa da sobrecarga de corrente, basta recolocar o disjuntor na posição inicial.
Há muitos modos de obter corrente eléctrica, como em centrais hidroelétrica (barragens) e termoelétricas (centrais onde se queimam combustíveis para obter eletricidade) ou simplesmente no dínamo de uma bicicleta, funcionam dessa forma: um íman move-se relativamente a um circuito elétrico, originando neste uma corrente elétrica. Voltaremos a este assunto no final desta unidade.
...