Eficiência do fio dental com ou sem cera
Projeto de pesquisa: Eficiência do fio dental com ou sem cera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakisilva • 14/1/2015 • Projeto de pesquisa • 238 Palavras (1 Páginas) • 313 Visualizações
Assignment- Eficácia de Fio Dentário com ou sem Cera
1. Artigo
“A eficácia de três tipos de fio dentário para a remoção da placa interdentária”, J. Clin. Periodontology ,1990.
- No seu estudo verificou que na remoção de placa interproximal, não foram encontradas diferenças entre:
• Fita dentária e Fio dentário encerado (p=0,059)
• SuperFloss e Fio dentário encerado (p=0,143)
- Este autor relatou que: Bergenholtz e Brithon (1980), demonstraram que o fio não encerado era mais eficaz do que o fio encerado. No entanto, sabe-se que a maioria dos outros estudos não encontram diferenças significativas entre fio dentário com e sem cera, entre os quais (Hill et al., (1973), Lamberts et al., (1982) e Wunderlich et al., (1982)).
2. Artigo
Muniz et al., (2014) “Eficácia do fio dentário impregnado com clorohexidina na redução de biofilme supragengival: ensaio clinico randomizado”
Verificaram que, o uso de fio dentário empregnado com 5% de clorohexidina gluconate demonstrou reduções adicionais do biofilme supragengival em relação aos resultados obtidos com o fio dentário encerado convencional em dentes anteriores de uma população bem motivada e bem instruída.
No entanto, no 3 artigo seleccionado, pertencente ao Workshop Ibérico de controlo de placa e higiene oral, conclui-se que,
Herrera et al., “Controlo de placa interdentária. Evidência da sua importância na manutenção da Saúde Oral”, Workshop Ibérico de controlo de placa e higiene oral.
De todos os estudos realizados, os diferentes aditivos adicionados ao fio dentário, entre os quais, Flúor, clorohexidina e pirofosfatos, não parecem aumentar a sua eficácia.
...