Elemento Água
Casos: Elemento Água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emolival • 7/8/2014 • 889 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
ELEMENTO ÁGUA
A água é um recurso natural indispensável para a sobrevivência do homem e demais seres vivos em nosso planeta. É fundamental para os ecossistemas da natureza. É importante para as formações hídricas
atmosféricas, influenciando o clima das regiões. É responsável por aproximadamente ¾ de sua constituição do homem. Mas, infelizmente, este recurso natural encontra-se cada vez mais limitado e está sendo esgotado por ações degradantes que prejudicam a sua qualidade e a relação nos ecossistemas.
Para a grande maioria das pessoas, a água é infinitamente abundante e sua renovação é natural. No entanto, apenas 2,70% da água do nosso planeta é de água doce; sendo que, 2,07% está congelada em geleiras e calotas polares; restando 0,63% que não é totalmente aproveitada por questões de inviabilidade técnica, econômica, financeira e de sustentabilidade ambiental. A água salgada constitui 97,30% de um total de ocupação de 71% da superfície do planeta.
A demanda por água é cada vez maior devido ao aumento populacional e à elevação do nível de vida. A estimativa atual da população mundial é de 7 bilhões. Segundo os Profs. Daniel F. Carvalho, Jorge L. P. Mello e Leonardo D. B. da Silva (2007), um número três vezes maior do que em 1950; porém, enquanto a população mundial triplicou, o consumo de água aumentou em seis vezes. A Organização das Nações Unidas, ONU, citada pelos Profs. Daniel F. Carvalho, Jorge L. P. Mello e Leonardo D. B. da Silva (2007), prevê que, se o descaso com os recursos hídricos continuar, metade da população mundial não terá acesso à água limpa a partir de 2025. Hoje, este problema já afeta cerca de 20% da população do planeta – mais de 1 bilhão de pessoas. Segundo as Nações Unidas, ONU, 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico; por dia, 5 mil crianças morrem de doenças relacionadas à qualidade e/ou falta de água ou de saneamento básico. Mantendo-se as taxas de consumo e considerando o crescimento populacional, o potencial de recursos hídricos pode ser afetado por volta do ano 2053. Portanto, as disponibilidades hídricas precisam ser ampliadas, como, também, o nível de consciência e de informação das pessoas.
O ano de 2.014 começou com graves problemas de abastecimento de água na Região Sudeste do Brasil. A baixa do nível dos reservatórios tem obrigado consumidores e empresas a adotar medidas que ajudem a resolver o problema. É a realidade cobrando mudança pelo mau uso da água e pela falta de infraestrutura e gerência do setor. Na Grande São Paulo, segundo o EcoD,
Consumidor que economizar água terá desconto de 30% em São Paulo - desconto de 30% na conta para os consumidores que reduzirem em pelo menos 20% o consumo médio de um período de 12 meses. Esse é o incentivo econômico que a Sabesp vai oferecer a moradores da Grande São Paulo devido ao calor recorde e a falta de chuvas no Sistema Cantareira, que abastece quase 10 milhões de pessoas e encontra-se em nível crítico (21,9% de sua capacidade).
O objetivo é criar um incentivo econômico para que a população colabore, diminuindo o consumo de água potável. Como exemplo, a média de consumo dos clientes residenciais abastecidos pelo Cantareira é de 15 metros cúbicos (15 mil litros). Esse consumidor paga hoje R$ 59,94. Se ele reduzir o uso da água em 20%, passará a consumir 12 metros cúbicos (12 mil litros) e sua conta cairá para R$ 30,91.
Há cidades do Estado de São Paulo que aderiram ao racionamento, como em Valinhos,
...