Eletroquímica
Seminário: Eletroquímica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablocarioca • 25/11/2013 • Seminário • 728 Palavras (3 Páginas) • 577 Visualizações
Etapa 4: Aula-tema: Eletroquímica
Essa atividade é importante para conseguir compreender a importância da eletrólise para obter várias substâncias de interesse econômico, como o alumínio. E explanar sonre os conhecmientos adquiridos nesta ATPS, o propósito é tornar a atividade como ambiente de informação e reflexão sobre a importância do alumínio.
Passo 1
Ler o capítulo sobre Eletroquímica do PLT de Química.
Contexto sobre Eletroquímica:
A Eletroquímica está presente em sua vida mais do imagina. Basta olhar para o relógio de parede, celulares, computadores e para seu próprio automóvel e lá está ela. A eletroquímica encontra-se disponível em pilhas, baterias, enfim, em todos estes dispositivos que dão vida a tantos utensílios que usamos em casa, no trabalho e nas horas de lazer. Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindodiferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Contexto sobre Eletrólise:
A eletrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da electricidade. Resumindo, procede-se primeiro à decomposição (ionização ou dissociação) do composto em íons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos. Em muitos casos, dependendo da substância a ser eletrolisada e do meio em que ela ocorre, além de formar elementos ocorre também a formação de novos compostos. O processo da eletrólise é uma reação de oxirredução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica, sendo, portanto, um fenômeno físico-químico não espontâneo. Na eletrólise, usa-se eletrodos inertes, ou seja sao compostos de elementos que não regem frente aos compostos que estão sendo eletrolizados, como o carbono grafite (grafita) ou platina. Para que a eletrólise ocorra deve haver corrente elétrica contínua e voltagem suficiente para provocar a eletrólise íons livres ( por fusão ou dissolução).
Ela ocorre em uma cuba eletrolítica, onde dois eletrodos ficam imersos num sal fundido ou numa solução. A reação é impelida por uma bateria externa, ou qualquer outra fonte de corrente contínua. Esta fonte atua como uma bomba de elétrons, impelindo os elétrons para um eletrodo e retirando os do outro. O eletrodo que perde elétrons é positivo e o que recebe é o negativo.
Processo de Eletrólise na obtenção do alumínio:
O processo consiste em submeter a uma eletrolise a alumina fundida (eletrolise ígnea). A fusão é necessária porque os compostos de alumínio eletrolisados em solução aquosa não depositam alumínio, mas liberam hidrogênio (da água) no pólo negativo. Como o ponto de fusão da alumina a muito
...