Energia eólica
Seminário: Energia eólica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielson • 30/3/2014 • Seminário • 628 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
3.2 Energia eólica.
A energia eólica é atualmente a segunda mais comum forma de energia renovável, só perdendo para a hidrelétrica. As turbinas, geralmente com dezenas de metros de diâme-tro, não poluem e são fáceis de construir. Elas podem ser instaladas tanto em terra quanto no mar, mas a produção de energia depende da existência de ventos. Os críticos também dizem que as turbinas prejudicam muito o panorama. A Europa é a região do mundo onde mais se aproveita a energia eólica.
4. MOTOR DE CC.
O motor de corrente contínua é composto de duas estruturas magnéticas:
• Estator (enrolamento de campo ou ímã permanente);
• Rotor (enrolamento de armadura).
O Estator é composto de uma estrutura ferromagnética com pólos salientes aos quais são
enroladas as bobinas que formam o campo, ou de um ímã permanente. A figura mostra o
desenho de um motor CC de 2 pólos com enrolamento de campo.
Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos, sendo que, este último, sofre escorregamento conforme a in-tensidade de carga (oscila a rotação), contudo, são a esmagadora maioria nas indústrias.
Síncronos: é pouco utilizado nas indústrias, sua velocidade é constante, pois possui um induzido de campo constante pré-definido e, assim, aumenta a resposta ao processo de arraste criado pelo campo girante. É empregado quando se faz necessárias velocidades estáveis mesmo submetidos a cargas variáveis, quando se requer grande potência com tor-que constante e também pode ser usado para correção de fator de potência.
Assíncronos: geralmente trabalha em velocidade estável, que varia levemente com a carga mecânica aplicada ao seu eixo. É simples, robusto, de baixo custo, de reduzida ne-cessidade de manutenção, sendo assim, é o motor mais utilizado industrialmente.
Devido aos avanços da eletrônica é possível controlarmos a velocidade desses motores com o auxílio de inversores de frequência.
Outra grande divisão dentre os motores CA (de corrente alternada), são em trifásicos e monofásicos. A diferença entre estes dois tipos de alimentação alteram pro-fundamente a versatilidade e desempenho do motor, sendo, os monofásicos, muito mais limitados e necessitados de capacitores de partida, senão, não conseguem vencer a inércia.
Os motores de corrente alternada têm outras muitas divisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode ro-dar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.
Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos, sendo que, este último, sofre escorregamento conforme a in-tensidade de carga (oscila a rotação), contudo, são a esmagadora maioria nas indústrias.
Síncronos: é pouco utilizado nas indústrias, sua velocidade é constante, pois possui um induzido
...