TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias

Artigo: Energias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

ENERGIAS

(HIDRELÉTRICA, EÓLICA E NUCLEAR)

Introdução

Este trabalho abordará o tema “Energias” e as suas inúmeras formas: Hidrelétrica, Eólica e Nuclear. Citaremos suas características, seus prós e contras e as usinas que temos no Brasil.

Energias

A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado. Mas quais os tipos de energia e como podemos classificá-las?

Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. Para a sua obtenção são necessários os passos abaixo:

•Primeiro é necessário a construção de enormes barragens que são criadas sob o leito de um rio com a finalidade de represar a água;

•Á água que corria livremente pelo leito do rio agora começa a ficar contida pela barragem e inicia a formação de um grande reservatório;

•Enormes turbinas são instaladas nas barragens com certo desnível, permitindo que a água que passa pela barragem caia com enorme força sobre as turbinas que são movimentas transformando a energia potencial em energia mecânica;

•A energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica;

•A última parte do processo é a transmissão da energia que ocorre por meio das redes de transmissão de alta tensão. Quando chega ao seu destino a energia é transformada em baixa tensão para as residências e comércios e em média tensão para as indústrias.

A grande maioria da energia gerada e consumida no Brasil é hidrelétrica, isto ocorre pelo enorme potencial hidrelétrico que o país tem. A abundância de rios e os longos percursos desses permitiram a construção de inúmeras usinas hidrelétricas por aqui. A grande vantagem da energia hidrelétrica é que ela limpa, ou seja, não é poluente o que contribui para o equilíbrio ambiental.

Desvantagens da Energia Hidrelétrica

•Forte dependência de um regime de chuvas;

•Forte impacto socioambiental causado pela inundação de grandes áreas, com consequente deslocamento de comunidades inteiras e a destruição do habitat de espécies natural de espécies nativas e endêmicas;

•Antigamente pesava-se que esta fonte não poluía, mas sabe-se hoje que existe a decomposição da vegetação submersa que dá origem GEEs como o metano, gás carbônico e o óxido nitroso.

•A atenção deve ser chamada ao fato que ocorreu em Junho de 2001, a crise energética do "Apagão".

Vantagens da Energia Hidrelétrica

Não é necessário qualquer combustível: Uma das principais vantagens das centrais hidroeléctricas é que não necessitam de nenhum combustível para produzir energia. As centrais hidroeléctricas utilizam a energia renovável de água para gerar eletricidade.

O preço da electricidade é constante: Como não é necessário qualquer combustível para as centrais hidroeléctricas, o preço da eletricidade produzida por estas é mais ou menos constante. Não depende do preço de combustíveis como carvão, petróleo e gás natural no mercado internacional. O país nem sequer tem de importar o combustível para dirigir a central hidroeléctrica poupando, assim, imensa moeda local.

Não é criada poluição do ar: Como as centrais hidroeléctricas não queimam nenhum combustível, não criam qualquer poluição. Não emitem gases perigosos e matéria de patrículas, e assim mantêm a atmosfera circundante limpa e sã para a vida.

Vida longa: a vida das centrais hidroeléctricas é mais longa do que a vida de centrais termais. Há algumas centrais hidroeléctricas que foram construídas há mais de 50-100 anos e ainda estão em funcionamento.

Preço da produção de electricidade: são necessárias muito poucas pessoas para o funcionamento de uma central hidroeléctrica, visto que a maior parte das operações são automatizadas, os custos operacionais das centrais hidroeléctricas são baixos. Além disso, conforme as centrais ficam mais velhas, o preço da electricidade que gera fica mais barato, visto que o preço de capital inicial investido na fábrica é recuperado durante o longo período de operações.

Funciona facilmente durante o pico de cargas diárias: a exigência diária de energia não é constante em todas as alturas do dia. O pico máximo ocorre à noite. É muito difícil começar e parar diariamente as centrais termais e nucleares. As centrais hidroeléctricas podem ser facilmente iniciadas e paradas sem consumir muito tempo. A água pode ser reunida na barragem em todas as alturas do dia e isto pode ser usado para gerar electricidade durante os períodos de pico.

Irrigação de quintas: a água das barragens também pode ser usada para a irrigação de terrenos de quintas, produzindo assim a produtividade agrícola durante todo o ano, até em áreas onde os aguaceiros são escassos ou nulos.

Desportos aquáticos e jardins: nas imediações das barragens, a água do reservatório pode ser utilizada para desenvolver instalações recreativas públicas como parques de desportos aquáticos e jardins.

Previne inundações: as barragens também ajudam a prevenir inundações nas áreas próximas dos grandes rios

Usina de Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.

Em potência instalada, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas (20.300 MW) e da brasileira e paraguaia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com