TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Artigo: Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

1 – A Ergonomia é definida como normas: leis e regras do trabalho. Faça um Comentário sobre a base do estudo da ergonomia.

Segundo Sell (1995), entende-se por trabalho: Tudo o que a pessoa faz para manter-se e desenvolver-se e para manter e desenvolver a sociedade, dentro de limites estabelecidos por esta sociedade. E, o conceito de condições de trabalho inclui tudo o que influencia o próprio trabalho, como ambiente, tarefa, posto, meios de produção, organização do trabalho, as relações entre produção e salário, etc. Entende-se que boas condições de trabalho, em termos práticos, significam:

- Meios de produção adequados às pessoas - o que pressupõe o projeto ergonômico das máquinas, dos equipamentos, dos veículos, das ferramentas, dos dispositivos auxiliares, usados no sistema de trabalho;

- Objetos de trabalho, materiais e insumos inócuos às pessoas que com elas entram em contato;

- Postos de trabalho ergonomicamente projetados, o que inclui bancadas, assentos, mesas, a disposição e a alocação de comandos, controles, dispositivos de informação e ferramentas fixas em bancadas;

Assim sendo, o trabalho deve ser realizado dentro das limitações de cada ser humano, isto é, as cargas advindas da tarefa e da situação de trabalho não podem ultrapassar os limites individuais de cada trabalhador. O mesmo deve ser suportável ou inofensivo ao longo do tempo, ou seja, quem o executa deve poder fazê-lo pelo tempo necessário, diariamente, e se for o caso, durante toda uma vida profissional, sem acarretar danos.

O objeto de estudo da ergonomia é o trabalho humano, pois parte das considerações gerais sobre trabalho e suas condições de execução.

2 – Qual é o objetivo da ergonomia?

A palavra ergonomia deriva dos termos gregos “ergo” (trabalho) e “nomos” (normas, regras). A ergonomia é uma ciência por gerar conhecimento e também tecnologia por seu caráter transformativo de aplicação na vida das pessoas. Esta ciência-tecnologia utiliza os conhecimentos relativos ao ser humano na concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos, visando adequar as atividades profissionais e pessoais ao dia-a-dia do usuário.

O objetivo desejado no processo de produção de conhecimentos é o de informar sobre a carga do trabalhador, sendo a atividade do trabalho específica a cada trabalhador. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho, visando ao bem-estar e, consequentemente, ao aumento da produtividade.

3 – Explique quais são os agentes ergonômicos mais comuns utilizado?

Trabalho físico pesado; posturas incorretas; posições incômodas; repetitividade, monotonia; ritmo excessivo;

São os agentes ergonômicos caracterizados pela falta de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador. Os riscos ergonômicos estão ligados também a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional), em síntese, quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho. trabalho em turnos e trabalho noturno; jornada de trabalho.

4 – Qual a diferença entre os termos LER e DORT?

O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar.

Segundo a norma técnica do INSS sobre DORT (Ordem de Serviço no. 606/1998), conceitua-se as lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não e alterações objetivas, que se manifesta principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com