Estatistica
Artigos Científicos: Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilaviero • 22/4/2013 • 2.081 Palavras (9 Páginas) • 633 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A estatística é muito útil no dia a dia e em quase todas as áreas das empresas, ela ajuda no planejamento, e pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, analises de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, para que não haja desperdícios e aproveitar melhor os recursos, no faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, e por parte dos gestores que praticamente não podem errar ao tomar decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa. As estatísticas fornecem ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber. E quando falamos em estatística é comum pensar que isso se resume apenas em apresentar tabelas e números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas em gráficos, pilhas de moedas, etc.
2. DESENVOLVIMENTO
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o objetivo da estatística é a produção da melhor informação a partir dos dados disponibilizados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações. Em prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, as organizações modernas estão a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias. Estatística é um conjunto de análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas. Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações estão sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais. Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população. Com o crescente aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País. A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
A ESTATÍSTICA SENDO APLICADA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística. Algumas das áreas de atuação são:
• Indústria
No planejamento industrial, começa na implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial.
• Área de RH
Realiza pesquisas de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles.
• Universidades e instituições de pesquisas
Ministra disciplinas relacionadas à estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.
• Área de demografia
Estuda a evolução e as características da população.
• Área de marketing e analise de mercado
Tem o perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado.
• Área financeira e bancaria
Pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial.
O uso da estatística nos dias de hoje vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a Estatística traz são diretas, claras, específicas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. Com o uso da estatística as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria.
Ainda hoje, no conceito popular a palavra estatística evoca dados numéricos apresentados em quadros ou gráficos, publicados por agências governamentais, referentes a fatos demográficos ou econômicos. A utilização de tabelas e gráficos é frequente na Estatística, as tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.
Hoje em dia todo administrador precisa utilizar métodos estatísticos,
...