Estrutura e funcionamento da organização SUAS
Artigo: Estrutura e funcionamento da organização SUAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leidyday • 19/9/2014 • Artigo • 312 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
É uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e risco social no seu território de abrangência para toda uma população que se encontra em situação de risco.
Tem como finalidade atender de forma integral as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento, autonomia e qualidade de vida.
As demandas atendidas pela instituição e a capacidade de atendimento do CRAS varia de acordo com o porte do município e com o número de famílias em situação referenciadas, conforme estabelecido na NOB-SUAS.
As principais características da população atendida pela instituição: são as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica, com a intenção de melhoria e qualidade de vida.
Estrutura e funcionamento da organização: hierarquia, organograma, departamentalização. Politicas sócioadinistrativas dentre outros. A organização é subordinada a Secretaria de Promoção Social, e desenvolve o PAIF.
Recursos Humanos, financeiro, e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição: conta com Recursos Humanos conforme NOB RH SUAS, e o financeiro mantem convênio com o ministério do desenvolvimento social e parceria com Governo do Estado.
Origem do Serviço Social na Instituição: Podemos compreender que através do surgimento da LOAS dentro do Serviço Social houve também a origem do campo Seguridade Social que surgiu com o objetivo proporcionar um melhor acesso aos direitos do usuários universalizando e responsabilizando o Estado. Através destes avanços conclui-se que o Serviço Social fez grandes conquistas ao longo da sua trajetória, saindo do assistencialismo e clientelismo para a Política Pública, construindo uma nova categoria e dando um novo direcionamento para a profissão, construindo um novo perfil profissional, enfrentando novos desafios relacionados à questão social e lutando pelo direito de cidadania.
...