Estágio Supervisionado II
Por: Agnes Fonseca • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.549 Palavras (7 Páginas) • 190 Visualizações
AGNES MARIA DE CASTRO FONSECA – RA 400796
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
SERVIÇO SOCIAL
ATIBAIA – SÃO PAULO
2015
AGNES MARIA DE CASTRO FONSECA – RA 400796
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
SERVIÇO SOCIAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Serviço Social.
ATIBAIA – SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
II - DESENVOLVIMENTO 05
III – CONSIDERAÇÕES FINAIS 07
BIBLIOGRAFIA: 08
IDENTIFICAÇÃO
Nome da Estagiária: AGNES MARIA DE CASTRO FONSECA
Curso: SERVIÇO SOCIAL
Telefone: (11) 97224-4107 email: agnesfonseca@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: II
Local de Estágio: DEPARTAMENTO DE AÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Endereço: TRAVESSA CAPITÃO SILVESTRE, Nº 15, CENTRO, NAZARÉ PAULISTA
Nome da Supervisora Acadêmica: ARLETE DA SILVA SANTOS
Nome do Supervisor de Campo: DIVANEIDE ALVES DA SILVA
Carga horária: 114 horas Início: 11/15/2015 Término: 05/06/2015
I - INTRODUÇÃO
Neste estágio realizado juntamente ao Departamento de Ação e desenvolvimento Social, localizado no Município de Nazaré Paulista foi uma experiência totalmente diferenciada por não conhecer área.
Devido possuir uma grande experiência na área de Criança e Adolescente, trabalhar no Departamento fez com que todos os problemas pessoais não chegassem perto das experiências adquiridas, devido diariamente lidar com vulnerabilidade dos usuários acompanhados e atendidos.
Este estágio foi realizado com muita vontade de adquirir novas experiências, devido se identificar com Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, tendo o Departamento de Ação e Desenvolvimento Social como desafio a ser cumprido.
Será abordada a problemática enfrentada pelos Assistentes Sociais, suas atividades e metas a serem cumpridas, as demandas, o atendimento personalizado, a busca de melhorias de vida e o tentar esclarecer o significado e o trabalho do Departamento.
As orientações do Assistente Social Supervisor de Campo (Divaneide) possibilitou ainda mais conhecimentos, tratando o assunto conforme visto com a Supervisora Acadêmica (Arlete) e assim alcançando os objetivos com o avanço na sabedoria, tendo como foco principal o que determina as Leis e Normativas.
Este estágio esclarece a importância das Políticas de Proteção aos usuários, sendo ofertados e orientados, tendo como principal informação seus direitos assegurados por Lei. Neste sentido, fazendo com que os assistidos gradativamente consigam sair da situação de vulnerabilidade que se encontram e com isso obter uma vida de melhor qualidade para os protagonistas.
II - DESENVOLVIMENTO
Na realização do presente estágio foi observado que o Departamento de Ação e Desenvolvimento Social do Município de Nazaré Paulista tem como missão assegurar os direitos dos indivíduos que necessitam da garantia de seus direitos, com o objetivo de fortalecer, acolher, promover, regatar a integridade física como moral, elevar a autoestima, reconstruir os vínculos familiares, melhorar a qualidade de vida, garantir seus direitos que estão assegurados por Lei, entre outros.
O Departamento de Ação e Desenvolvimento Social tem como principal norteador o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Lei Orgânica da Assistência social – LOAS, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a Política Nacional de Assistência Social e entre outras Resoluções que constroem as Políticas da Assistência Social.
A organização da Assistência Social tem como base a descentralização política-administrativa para os Estados, Distrito Federal e os Municípios, tendo a Proteção Social Básica (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS) e Proteção Social Especial (Centro de Referência Especial de Assistência Social – CREAS), sendo um instrumento de proteções que identificam e previnem as situações de risco e vulnerabilidade social.
O Departamento de Ação e Desenvolvimento Social de Nazaré Paulista oferece o CRAS que nele está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de proteção Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Assim realizando atendimentos e acompanhamentos dos usuários que necessitar, tanto por encaminhamentos, como por procura espontânea, sempre com o intuito de proteção, garantia de direitos e prevenção de risco social.
A procura é grande dos usuários com o Benefício Bolsa Família no Departamento, onde é um programa do Governo Federal, sendo ofertado como benefício básico, destinado a unidades familiares que se encontrem em situação de extrema pobreza. A procura dos usuários é para se cadastrar, realizar a pesagem, tirar suas duvidas, ver o dia de pagamento, entre outros.
Os atendimentos realizados no Departamento são de primeira linha pela Assistente Social, dando oportunidade de escuta qualificada, conforme a demanda dos usuários, que muitas vezes não são ouvidos pelas pessoas, tendo acompanhamento especializado com respeito, dignidade, sem discriminação, diversidade, atenção, qualidade e trabalho articulado juntamente com a rede socioassistencial.
O Departamento aciona a rede para garantir os direitos dos acompanhados ou atendidos, como: inclusão no Bolsa Família, incluir no Cadastramento Único para ser inserida nos Programas Sociais do Governo Federal, acesso à documentação (RG, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho, etc), acesso nos programas Proteção Social Básica, Serviços de Políticas Públicas Setoriais (Saúde, Habitação, Trabalho e Renda), Redes Sociais locais e Movimentos Sociais, Órgãos de Defesa de Direitos, Sistema de Segurança Pública, Benefício de Prestação Continuada – BPC, entre outros.
...