Etica E Responsabilidade Social
Dissertações: Etica E Responsabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luapestana • 8/6/2014 • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 487 Visualizações
Ética e Responsabilidade Social nas empresas.
Claudylene OLIVEIRA
RESUMO
Este artigo tem objetivo apresentar a importância da Ética e Responsabilidade Social nas Organizações, bem como os benefícios obtidos. As discussões trazem ideias de livros e de alguns autores de artigos científicos que abordam parcial ou integralmente este tema. As Organizações devem adotar atitudes corretas para terem credibilidade. Procuram agregar valores aos seus produtos e/ou serviços, como forma de criar diferenciais visando lucros maiores. Uma empresa socialmente responsável é aquela que tem os interesses da comunidade atrelados a seus negócios. Atualmente, as empresas que estão obtendo sucesso, em sua grande maioria são as que têm uma forte noção de responsabilidade social, desenvolvendo programas nesta área. A Responsabilidade Social é produto do comportamento ético, na qual a empresa demonstra que é solidária e se compromete com a comunidade. Assim, a Ética e Responsabilidade social muitas vezes andam juntas, e vem provando que é uma grande estratégia de expansão dos negócios. Haja visto que há cada vez mais uma conscientização dos consumidores no qual procuram por produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente e para a comunidade.
Palavras chave: Responsabilidade social. Organizações. Negócios. Consumidores. Conscientização.
ABSTRACT
This article is intended to present the importance of ethics and social responsibility in organizations, as well as the benefits. The discussions bring some ideas of books and authors of scientific articles that address this issue partially or fully. Organizations should adopt the right attitude to have credibility. Seek to add value to their products and / or services as a way to create differential targeting higher profits. A socially responsible company is one that has the interests of the community linked to its business. Currently, companies that are succeeding mostly are those that have a strong sense of social responsibility, developing programs in this area. Social Responsibility is the product of ethical behavior, which demonstrates that the company is supportive and is committed to the community. Thus, ethics and social responsibility often go together, and has proven that it is a great strategy of business expansion. Given the fact that there is an increasingly consumer awareness in which they look for products and practices that generate improvement for the environment and the community.
Keywords: Social responsibility. Organizations. Businesses. Consumers. Awareness.
1 INTRODUÇÃO
As crescentes desigualdades da nossa Sociedade têm obrigado as empresas a repensarem os desenvolvimentos econômicos, sociais e ambientais. Além do que mundo dos negócios está cada vez mais complexo com o passar dos anos. A responsabilidade social é um conceito recente, ainda em fase de construção. Para atrair consumidores, as empresas, cada vez mais, procuram agregar valores éticos às suas marcas, os quais associados às diversas ferramentas de marketing podem valorizá-la bastante, e com isso alcançar resultados muito satisfatórios.
Há também por parte da sociedade uma cobrança muito grande em relação à transparência, as empresas têm que prestar contas à sociedade de suas ações, pois tem participação ativa no crescimento de uma Nação. Ou seja, não basta apenas atuar de forma responsável. É preciso divulgar os resultados. Muitas empresas vêm apostando a princípio, no bom relacionamento com os funcionários, adotando prática de redução de impactos ambientais ou até mesmo criação de programas que atuam diretamente com a comunidade das regiões onde atuam.
Os consumidores frequentemente procuram por produtos que valorizam os aspectos relacionados à cidadania, por isso o mundo empresarial vê na Responsabilidade Social, uma estratégia para aumentar o lucro e potencializar seu desenvolvimento. Além disso, o crescimento econômico só será possível se estiver alicerçado em bases sólidas e, portanto deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas que passem por soluções ambientalmente sustentáveis, socialmente corretas e economicamente viáveis. (Lewis, 2003, p.356).
2 CONCEITOS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Atualmente, nota-se que há uma maior preocupação das pessoas em relação aos problemas sociais decorrentes das atividades das empresas. A sociedade está mais informada sobre a qualidade dos produtos bem como sobre os impactos ambientais causados por eles. Com isso as empresas começaram a ter uma verdadeira preocupação por Responsabilidade Social, que consiste na adequação de produtos, serviços, instalações e operações da empresa aos princípios e aos valores ético-sociais.
Responsabilidade Social é quando empresas, voluntariamente, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. O conceito de Responsabilidade Social pode ser entendido em dois níveis: Nível interno: relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pelas empresas e que podem influenciar no alcance de seus resultados. Nível externo: são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Os primeiros estudos que tratam da Responsabilidade Social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. Deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo na década de 70, pois começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema.
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.
CHIAVENATO (2002: 594) explica ainda, que a Responsabilidade Social está voltada para atitude e
...