Evolucao Da Contabilidade
Artigo: Evolucao Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vani92 • 14/10/2014 • 785 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Os primórdios da Contabilidade resumem-se praticamente no homem primitivo contando (inventariando) seu rebanho. O homem cuja natureza é ambiciosa, não se preocupa apenas com a contagem do seu rebanho, mas também com a evolução de sua riqueza. Assim, ele faz inventários (contagem) em momentos diferentes e analisa a variação da sua riqueza.
Dessa maneira, evolui historicamente a Contabilidade, partindo dos inventários (relatórios contábeis), apurando a variação da riqueza, e, por fim, imaginando as formas de registros contábeis
A Contabilidade, entretanto, vai atingir a sua maturidade entre o Século XIII e XVI dC (comércio com as Índias, burguesia, renascimento, mercantilismo, substituição dos algarismos greco-romanos I, II, III, IV...; e hebraico que usavam letras para contar e calcular “desconheciam o zero”, pelos números indo-arábicos 0, 1, 2, 3...- etc.); consolidando-se, também, pelo brilhante trabalho elaborado pelo frade Luca Pacioli, que publicou na Itália, em 1494, um tratado sobre Contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a Escola Italiana de Contabilidade que dominou o cenário mundial até o inicio deste século.
O desenvolvimento da Contabilidade foi notório nos Estados Unidos, em nosso século, principalmente após a Depressão de 1929, com a acentuação de pesquisas nesta área para melhor informar o usuário da Contabilidade. A ascensão cultural e econômica dos EUA, o crescimento do mercado de capitais e, conseqüente , da Auditoria, a preocupação em tornar a Contabilidade algo útil para a tomada de decisão, a atuação acentuada do Instituto de Contadores Públicos Americanos, a clareza didática da exposição dos autores em Contabilidade foram, entre outros, os fatores que contribuíram para a formação da Escola Contábil Americana, que domina o nosso cenário contábil atual.
A CONTABILIDADE NO BRASIL
Com a criação, em 1902, da “Escola de Comércio Álvares Penteado”, em São Paulo, observamos a adoção da Escola Européia de Contabilidade, basicamente a italiana e a alemã. Com a inauguração da Faculdade de Economia e Administração da USP (1946) e com o advento das multinacionais anglo-americanas (e, conseqüentemente , da Auditoria originária dos países-sede), A Escola Contábil Americana começou a infiltrar-se em nosso país. Esta escola, todavia, começou a exercer uma influência mais significativa no ensino da Contabilidade no Brasil a partir da década de 70.
O domínio da Escola Contábil Americana, iniciado com a Circular 179/72 do Banco Central, tornou-se evidente com o advento da Lei 6.404/76, Leis das Sociedades por Ações, “que passa a adotar uma filosofia nitidamente norte-americana”.
Qual a metodologia de ensino/aprendizagem da escola Italiana?
Após algumas definições introdutórias, desenvolve-se a teoria do débito e crédito e sua aplicação. Posteriormente à prática da escrituração, fala-se em Razonete, Balancete, em Apuração do Resultado, para, finalmente chegar-se às Demonstrações Financeiras (basicamente: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado). Resumindo: parte dos lançamentos contábeis para se chegar ao conjunto de relatórios.
Qual a metodologia de ensino/aprendizagem da escola Americana?
A diretriz básica parte de uma visão dos Relatórios Contábeis e, em seguida, estuda os lançamentos contábeis que originaram aqueles relatórios. A justificativa para esta metodologia é muito simples: a evolução histórica da Contabilidade. A princípio, a Contabilidade existia em forma de inventários periódicos (Relatórios Contábeis), onde se avaliava a riqueza, em
...