A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Projeto de pesquisa: A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivas18 • 20/4/2013 • Projeto de pesquisa • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 542 Visualizações
INTRODUÇÃO
O homem a procura de encontrar a sua interpretação dos fatos e chegar ao conhecimento de suas necessidades sociais vem há muito e muito tempo desenvolvendo teses para obter o domínio de maneiras mais praticas de melhorar o desenvolvimento da sua vida. A procura de avaliar o poder ou riqueza de um indivíduo se chegou a Teoria da Contabilidade.
Nos primórdios da civilização o homem vivia da caça e da agricultura, tribos ou etnias distintas dominando a forma de melhorar sua produção, o que dominavam melhor as forma de produção se desenvolveram e prosperaram, os que dominavam a caça deixaram em segundo plano a agricultura e o que dominava a agricultura deixou a caça com o passar dos tempos surgiu a necessidade de trocas de mercadorias, surgindo assim o comercio a origem da Contabilidade.
Com indícios que a contabilidade teve seu inicio a cerca de 2.000 A.C, entre os sumérios, onde a forma de se definir a produção de bens agrícolas, e rebanhos de ovinos que uma pessoa possuía, surge ai a contabilidade na forma mais simplificada onde o essencial era avaliar a mercadoria e seu valor na troca por outro bem.
1. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Com o passar dos tempos às formas que a contabilidade foi evoluindo a busca por aprimoramento na forma de se organizar fizeram surgir algumas formas de observar os rendimentos da produção valorizando o que se plantava e se produzia a fim de serem justas as trocas, e com o passar dos anos a contabilidade teve modificada sua essência e como ser utilizadas para melhoria de produção e diminuição de custos.
As manifestações mais significativas da contabilidade podem ser destacadas como:
1.1. Contabilidade no mundo antigo
É o surgimento do primórdio da contabilidade com o surgimento dos registros de produção em tabulas de argilas e papiros pelos sumérios e se estende para a Era Cristã em 1202, com as novas visões de contabilidade de Leonardo Fibonaci, o Pisano.
1.2. Contabilidade no mundo medieval
Podendo ser denominado de "Era Técnica" que compreende o período que vai de 1202 até 1494, onde ocorreram grandes inovações com o aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade, com a evolução do modelo capitalista.
O surgimento do livro “Liber Abaci”, de Leonardo Pisanona, Itália em 1202, com foco no estudo de técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio e fatores que tornava o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
Nessa época surgiu o dinheiro e o pagamento a vista o comércio exterior começou a ser incrementada sobre as necessidades da época, a forma de saber o que foi vendido e o que se devia comprar faz aparecer o livro caixa onde era feito todos os registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro.
Notando a necessidade de se tornar mais analítica a produção e os custos surgiram Na Itália o método das Partidas Dobradas, e o livro da Contabilidade de Custos. Os custos comerciais e industriais, forma contabilizados e anotados em livros para ter uma noção dos custos de aquisição; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão de obra direta agregada; armazenamento; tingimento, etc., o que representava uma apropriação bastante analítica para época.
1.3. Contabilidade no mundo moderno
De 1494 até 1840 surge o período da contabilidade do tempo moderno com após o surgimento do livro de autoria de Francesco Villa, "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" obra importante para a teoria da contabilidade , em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil "relevante", consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
As mudanças sobre conceitos de dualidade na qual era muito utilizada para justificar as partidas dobradas onde exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transação. Sendo modificado com igual facilidade feita em uma única coluna, utilizando os sinais positivos e negativos, ou em duas colunas de débitos e créditos, Pacioli mesmo não descobriu as Partidas Dobradas, mas sim aprimorou a conhecimento sobre o citado assunto, foi um dos que mais aprimorou e sobre tratar essa forma de contabilidade.
A história da contabilidade nos mostra que com a evolução do homem e com a criação de métodos cada vez mais complexos a contabilidade se tornou um alicerce para que a evolução acontecesse, deixando de ser primitivo e passando a raciocinar de uma forma organizada, pilar importante para o mundo capitalista. Pode se afirmar que a contabilidade está presente nas mais simples até nas mais complexas organizações.
1.4. Contabilidade no mundo Cientifico
Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje com ênfase para as três escolas do pensamento contábil, a escola Toscana, tendo como pensador Giusepe Cerboni; A escola Lombada chefiada por Francisco Villa, e a escola Veneziana tendo a frente Fábio Bésta.
Foi nesse período que a contabilidade deu um salto no ramo da ciência e ganhou as universidades na Itália e em 1809 foi iniciada aula como comercio da corte.
Com o conceito criado por Frrancisco Villa mudou a visão que qualquer pessoa com inteligência poderia guardar os livros e escriturações para ser mais direcionado sobre sua teoria de a Contabilidade com pensamentos patrimonialista que implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a matéria administradas.
Fábio Bésta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou, muito perto de definir patrimônio como objeto da Contabilidade.
Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. O enquadramento da Contabilidade como elemento fundamental da equação aziendalista, teve, sobretudo, o mérito incontestável de chamar atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão.
2. A CONTABILIDADE NO BRASIL
A contabilidade no Brasil vem
...