FARMACOS NO Cc
Ensaios: FARMACOS NO Cc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DRYACD • 19/4/2014 • 693 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
Farmacologia usada no CC
Sabe-se que a cirurgia é praticada desde a pré-história, através de procedimentos de trepanação (operação que consiste em praticar uma abertura em um osso). No entanto, a cirurgia teve seus primeiros desenvolvimentos científicos no século XVI, com Ambroise Paré – “o pai da cirurgia moderna”, que, além de esclarecer inúmeras questões de anatomia, fisiologia e terapêutica, substituiu a cauterização com ferro em brasa pela ligadura das artérias depois de uma amputação de membro. Mais tarde, a descoberta da anestesia e a criação da antissepsia marcaram, no final do século XIX, o início da cirurgia moderna, cuja eficácia aumentou com a transfusão de sangue e a neurocirurgia, desenvolvidas entre as duas grandes guerras. Nos anos 50, a descoberta dos antibióticos. Também garantiu melhores resultados aos procedimentos cirúrgicos.
• Desde então os medicamentos veem se aperfeiçoando e sendo usados no pré, trans e pós operatório, garantindo assim um melhor resultado nas intervenções. O período pré-operatório gera grandes angústias e medos, e estas podem interferir na recuperação pós-operatória, no entanto sabe-se que as orientações pré e pós-operatórias eficazes, reduzem a ansiedade e as respostas psicológicas ao estresse antes e depois da cirurgia. A medicação deve ser prescrita de acordo com as necessidades individuais do paciente,em uma consulta com o anestesista dias anteriores a cirúrgia. Essa administração de uma ou mais diferentes drogas antes do ato anestésico tem como objetivo produzir amnésia e sedação, diminuir a dor, potencializar os agentes anestésicos, diminuir secreções de vias aéreas e o metabolismo, reduzir volume do conteúdo gástrico e aumentar o seu pH, reduzindo as necessidades de anestésicos. Esses são alguns medicamentos usados no pré operatório:
• Tranquilizantes: O diazepan, lorazepan, flunitrazepan, midazolan são as drogas mais utilizadas, cujo efeito colateral mais significativo está relacionado com a depressão respiratória discreta, sendo mais perigosa em idosos; a sonolência pode se prolongar no período pós-anestésico, prejudicando a alta da sala de recuperação e a alta do doente de ambulatório. A principal alteração cardiovascular decorre da discreta redução da pressão sanguínea arterial média por diminuição da resistência vascular sistêmica.
• Anticolinérgicos: Artane, Akineton e Bentyl: É indicado como coadjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo e é indicado para controle de distúrbios extrapiramidais, causados por medicamentos que agem sobre o sistema nervoso central ,diminuem a secreção salivar e os reflexos vagais sobre o coração.
Medicamentos usado no trans-operatório
Anti-hemorragico, Transamin IV, está indicado no controle e prevenção de hemorragias provocadas por hiperfibrinólise e ligadas a várias áreas como cirurgias cardíacas, ortopédicas, ginecológicas, otorrinolaringológicas, urológicas, neurológicas, em pacientes hemofílicos, hemorragias digestivas e das vias aéreas. Angioedema hereditário.
• Cloreto de Sódio (injetavél) Solução a 0,9% (solução salina normal) (solução salina isotônica)Reposição de água e Cloreto de Sódio, diluente de drogas injetáveis (intravenosa, intramuscular
...