FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
Exames: FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lumaralima • 11/2/2015 • 965 Palavras (4 Páginas) • 519 Visualizações
QUÍMICA ANALÍTICA
Profa Dra LORENA C. MARTINIANO DE AZEVEDO
FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
LUMARA ANTÔNIA DE LIMA SOUSA
SÃO BERNARDO
2014
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS................................................................................2
2 PARTE EXPERIMENTAL........................................................................................2
2.1 Materiais Utilizados............................................................................................2
2.2 Temperatura........................................................................................................2
2.3 Superfície de Contato........................................................................................3
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES.............................................................................3
3.1 Temperatura........................................................................................................3
3.2 Superfície de Contato........................................................................................4
4 CONCLUSÃO..........................................................................................................5
REFERÊNCIAS...........................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato, entre outras. Através desse experimento é possível verificar a velocidade de uma reação influenciada pela temperatura e superfície de contato.
Chama-se superfície de contato a área de um determinado reagente efetivamente exposta aos demais reagentes. Como a realização de uma reação química depende fundamentalmente do contato entre as substâncias reagentes, conclui-se que, mantendo os demais fatores constantes: quanto maior a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior a velocidade da reação e vice-versa.
Um exemplo é o remédio efervescente, que se dissolve mais lentamente na água se estiver na forma de comprimido e mais rapidamente, se estiver na forma de pó, também devido à maior superfície de contato entre o pó e a água.
Da mesma forma podemos ver inúmeras situações em que a temperatura certamente influencia na rapidez com que as reações químicas se processam. Por exemplo, quando colocamos o feijão para cozinhar na panela de pressão, o aumento da pressão provoca o aumento da temperatura de ebulição do líquido. Assim, a reação (cozimento) ocorre com uma maior velocidade. O contrário acontece ao colocarmos os alimentos na geladeira, pois uma diminuição da temperatura faz com que a decomposição dos alimentos por microrganismos se dê de forma mais lenta.
2 PARTE EXPERIMENTAL
2.1 Materiais Utilizados
Foram utilizados os seguintes materiais:
2 Comprimidos efervescentes Béquer Cadinho e pistilo
Água Lâmina de corte Manta aquecedora
2.2 Temperatura
• Colocou-se 50 ml de água em temperatura ambiente um béquer, 50 ml de água gelada em outro, 50 ml de água à 40°C em um terceiro béquer e 50 ml de água em ebulição em um quarto béquer.
• Cortou-se um comprimido em 4 partes iguais e colocou-se uma parte em cada béquer. Anotou-se o tempo que cada comprimido levou para se dissolver totalmente em cada um dos béqueres.
2.3 SUPERFÍCIE DE CONTATO
• Colocou-se 50 ml de água em cada um dos dois béqueres.
• Cortou-se em duas partes iguais um comprimido efervescente. A primeira parte sem se fragmentar e a segunda parte triturou-se em pequenas partículas.
• Colocou-se cada uma das partes em um béquer, anotando o tempo que cada um levou para se dissolver.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
3.1 Temperatura
No primeiro procedimento, analisando o efeito da temperatura. Pode-se observar que a influência da temperatura na velocidade de uma reação química pode ser analisada observando o comportamento das moléculas reagentes. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas. O cientista Van't Hoff enunciou a lei de que a cada 10ºC elevados na temperatura de uma reação, a velocidade da mesma duplica. Muitas reações obedecem esta regra, no entanto, quando os reagentes são gases, a velocidade pode até triplicar. Dessa forma, o comprimido efervescente se dissolveu mais rapidamente na água com maior temperatura.
Relação entre a temperatura da água e o tempo de reação:
Temperatura da Água Tempo
Gelada 03:55 seg
Temp. Ambiente 01:55 seg
40°C 01:02
...