FTM III A IDEOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE NO BRASIL
Por: Matheus-Luan • 9/12/2015 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 673 Visualizações
DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE COMO INSTRUMENTO DE DESPOLITIZAÇÃO NO NORDESTE
1º SLIDE- A CRIAÇÃO DA SUDENE
(A SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE), FOI CRIADA EM 1965, E REPRESENTOU O PRIMEIRO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE EM ÂMBITO REGIONAL. SEU OBJETIVO ERA ENCONTRAR SOLUÇÕES QUE PERMITISSEM A PROGRESSIVA DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDES VERIFICADAS ENTRE AS REGIÕES GEOPOLÍTICAS DO BRASIL.
2º SLIDE - A INTEGRAÇÃO DAS POPULAÇÕES NORDESTINNAS AO DESENVOLVIMENTO
O III- PLANO DIRETOR ESTABELECE TRÊS PROGAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIAS:
1º PROGRAMA PRIORITÁRIO EM 1966, DIZ RESPEITO A CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS EM APOIO A PROGRAMAS E PROJETOS INTEGRADOS, MEDIANTE O ASSESSORAMENTO E A PROGRAMAS DE DESNVOLVIMENTO DE COMUNIDADE LOCALIZADOS EM ÁREAS DE CRESCIMENTO.
2º PROGRAMA CONSISTE NO TREINAMENTO DE PESSOAL EM AÇÃO COMUNITÁRIA.
3º PROGRAMA PROPÕE-SE À FORMAÇÃO DE UMA ATITUDE COOPERATIVA ENTRE OS CIENTISTAS E TÉCNICOS.
3º SLIDE - PARTICIPAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
NA SUDENE O SERVIÇO SOCIAL TEM COMO PAPEL CRIAR, ESTRUTURAR E DIRIGIR A DIVISÃO DE AÇÃO COMUNITÁRIA.
NO ENTENDER DO ENTÃO SUPERINTENDENTE, A MISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL SERIA COM O A DOS “SAPADORES NOS EXÉRCITOS “, COMO “BATEDORES À FRENTE DAS PARADAS “. AQUELES QUE ANTES DE MAIS NADA VÃO NA FRENTE, MOTIVAR AS COMUNIDADES, TRABALHANDO PARA QUE OS MESMOS ACEITEM E QUEIRAM REALMENTE TAIS MUDANÇAS.
4º SLIDE - A MISÉRIA NO NORDESTE E A AMEAÇA DE UMA NOVA “CUBA “ASSUSTA OS AMERICANOS
A DÉCADA DE 50 NOS MOSTRA UM NORDESTE COM GRNADES TENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS QUE PASSAM A ASSUTAR AS CLASSES POSSUIDORAS E A SOCIDADE BRASILEIRA. A EMERGÊNCIA E PROLIFERAÇÃO DAS LIGAS CAMPONESAS COMO VEÍCULO DE MOBILIZAÇÃO MARCADA PELOS PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS, SÃO ENCARADOS COMO UMA AMEAÇA PARA ELITES TANTO NACIONAIS QUANTO INTERNACIONAIS, QUE TEMEM O SURGIMENTO DE UMA NOVA CUBA NA AMÉRICA LATINA.
...