Factores E Processos De Aprendizagem
Artigo: Factores E Processos De Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlammsantos • 6/7/2014 • 791 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
Conceito de Aprendizagem:
“Construção pessoal, resultante de um processo experiencial, interior à pessoa e que se traduz numa modificação de comportamento relativamente estável.”
A aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, pelo que existem diferentes teorias da aprendizagem.
O processo fundamental na aprendizagem é a imitação (a repetição de um processo observado, que requer tempo, espaço, habilidades e outros recursos). Desta forma, as crianças aprendem as tarefas básicas necessárias para subsistir.
A aprendizagem humana é definida como sendo a mudança relativamente estável do comportamento de um indivíduo como resultado da experiência. Esta mudança resulta da sequência do estabelecimento de associações entre estímulos e respostas. Graças ao desenvolvimento da aprendizagem, os humanos conseguiram alcançar uma certa independência do seu contexto ecológico e podem inclusive alterá-lo de acordo com as suas necessidades.
Tipos de Aprendizagem
A pedagogia estabelece diferentes tipos de aprendizagem:
A aprendizagem receptiva (o sujeito compreende o conteúdo e reproduz o mesmo, mas não descobre nada), a aprendizagem por descoberta (os conteúdos não são recebidos de forma passiva, a menos que sejam reordenados para se adaptar ao esquema cognitivo), a aprendizagem repetitiva (produzida quando se memorizam os conteúdos sem os compreender nem os relacionar com conhecimentos prévios) e a aprendizagem significativa (sempre que a pessoa relaciona os seus conhecimentos prévios com os novos e os dota de coerência relativamente à sua estrutura cognitiva).
Tarefas de Aprendizagem
A aprendizagem, enquanto acção educativa, realiza-se, no educando, através de tarefas que lhe são propostas ou que ele próprio se propõe.
Para isso precisamos de adquirir conhecimentos, de cultivar atitudes, de aprender a tomar decisões e de desenvolver capacidades motoras, cognitivas, linguísticas e de relacionamento social.
As tarefas de aprendizagem segundo Benjamim Bloom, dividem-se em três grandes grupos:
Domínio Psico-motor – São as tarefas que levam ao desenvolvimento e aplicação de capacidades psico-motoras;
Domínio Cognitivo – São as tarefas que levam à aquisição de informações, ao desenvolvimento de capacidades e estratégias cognitivas e à sua aplicação a situações novas; e
Domínio Afectivo – São as tarefas que têm como objectivo um ajustamento pessoal, a descoberta do sentido profundo das acções e dos acontecimentos, o desenvolvimento de atitudes e interesses e a aquisição de valores.
Perspectivas Actuais sobre o Ensino e a Aprendizagem
Num processo de ensino/aprendizagem há a considerar um professor/educador que cria condições de aprendizagem e os alunos/educandos que se movem no contexto das condições criadas. Para estabelecer estas condições o professor pensa nos objectivos do seu ensino em termos do que vai ensinar e como vai avaliar; pensa, em seguida, nas estratégias de ensino/aprendizagem:
• Como motivar os alunos;
• Como mantê-los interessados;
• Como explicar o assunto;
• Como
...