Fichamento Física I
Casos: Fichamento Física I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosalexsilva • 12/10/2014 • 589 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Física Para Cientistas e Engenheiros
Paul A. Tiper e Gene Mosca, ed. LTC, 2009, 759 pág.
Capítulo 1
Apesar da padronização que o SI define, muitas unidades continuam funcionais, devido ao seu valor histórico, como exemplo a polegada. Para transferir uma unidade de medida para outra de mesma grandeza é necessária a utilização de um fator de conversão, que é a relação entre as unidades, resultando numa constante.
Os números na ciência são resultantes de medidas, por isso apresentam um grau de incerteza. Na representação de algarismos, o último localizado à direita não apresenta precisão. Algarismos confiáveis e conhecidos são nomeados algarismos significativos. Quantidades que possuem orientação e magnitude são chamados vetores. Quando ela não possui uma orientação, trata-se de uma escalar. Graficamente, um vetor é representado por meio de uma seta. A utilização de uma seta indica a orientação do vetor. O comprimento da reta define a magnitude.
A soma de vetores é chamada de soma vetorial. A subtração de vetores ocorre quando suas orientações são opostas, ou seja, negativa. A ordem em que os vetores são agrupados não altera a magnitude e orientação do vetor resultante. A equação geral de soma de vetores é dada: C = A + B. Vetores unitários possuem magnitude igual a um, e sua representação por caractere é por um circunflexo sobre uma letra.
Os Fundamentos da Física I
Ramalho, Nicolau e Toledo, ed. Moderna, 2007, 490 pág.
Capítulos 2 e 3
O estudo dos movimentos dentro da mecânica é chamado de cinemática. Ele define posição, velocidade e aceleração de um corpo em dados instantes. Um ponto material é um corpo no qual suas dimensões não interferem no estudo de um fenômeno. A etapa inicial da cinemática é a determinação de sua posição. Uma associação comum para esta etapa são os marcos quilométricos de uma rodovia. É importante salientar que o marco indica apenas a localização, não necessariamente o espaço percorrido e o sentido do movimento.
A trajetória é o conjunto de posições sucessivas ocupadas por um móvel no decorrer do tempo. O corpo está em movimento quando a sua posição altera no decorrer do tempo. As noções de movimento e repouso são relativas, isso é, depende do ponto de vista. O observador ou local de observação é definido como ponto referencial. Velocidade escalar média é a razão entre o espaço percorrido e o tempo gasto para realização do trajeto.
Um movimento é considerado progressivo quando o móvel segue uma orientação positiva da trajetória. O movimento retrógrado será por orientação negativa. Movimentos com velocidade constante não-nula são movimentos uniforme, se descrever uma única orientação será um movimento retilíneo uniforme.
Curso de Física Básica I
H. Moyses Nussenzveig, ed. Edgard Blücher, 2002, 324 pág.
Capítulos
...