Financiamento Do Desenvolvimento Do Mercosul
Monografias: Financiamento Do Desenvolvimento Do Mercosul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emerickjulia • 18/3/2015 • 796 Palavras (4 Páginas) • 650 Visualizações
FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO MERCOSUL
O MERCOSUL é conhecido também com: mercado comum do sul. E também é chamado de bloco econômico baseado no tratado de assunção (1991) e protocolo de ouro preto (1994). Os países que fazem parte do Mercosul são : ARGENTINA, BRASIL,PARAGUAI, URUGUAI E VENEZUELA.
Esse bloco foi criado basicamente com o objetivo de integrar os países. Ele tem perfil comercial. Estimula o comercio entre as nações. O Brasil ainda é considerado industrial, diferente de outros como a argentina que é considerada agrícola.
Ele também é chamado de zona aduaneira. O Brasil e os demais tem o mesmo tratamento tributário, diferente de outros países que não fazem parte do bloco. Em 2012 inseriu a Venezuela que ate então não fazia parte do bloco. Por ser grande produtor de petróleo.
“o papel do financiamento, publico e privado, é de fundamental importância para a compreensão do processo de desenvolvimento econômico”. (Prof. Alexandre oliveira.)
O financiamento a longo prazo significa vários anos de parcelamento da compra de algum bem.
No Brasil fundou se o BNDS (banco nacional do desenvolvimento econômico e social). Em 1952.
O Brasil é pioneiro nesse tipo de processo desde 1930 já se falava em desenvolvimento a longo prazo.
A primeira grande meta do BNDS foi dar recursos pra investimento produtivo e de infraestrutura no plano de metas entre 1957 e 1961. O objetivo era atrair empresas internacionais , estrutura produtiva, e construir Brasília nos anos de 1970 .
O segundo plano de desenvolvimento 1975 a 1979 investiu no desenvolvimento industrial. Esse modelo também é chamado de substituição de importação. Estimula as empresas internas a produzir ao invés de importar de outros países. Nos anos de 1980 e 1990 exerceu inclusive a função de gestor das privatizações. No ano de 2000 por meio de seu papel anticíclico contribuiu para reduzir os efeitos da crise.
Em crise aumentam os volumes de empréstimos e financiamentos e reduzem os seus juros. ( keines e Minsky) .
Em 2010 o BNDS bateu recorde de 168 bilhões de financiamentos. 48 % no comercio, 44 % na indústria, 8 % na agropecuária. Esse é o papel do BNDS no brasil.
O impacto do BNDS sobre a infraestrutura. Os setores chave desse investimento são: energia, transporte, logística, saneamento e telecomunicações. O BNDS aumentou investimento de 9 bilhões em 2000 para 52.4 bilhões em 2010. Nos transportes subiu 16 vezes, de 1.7 bilhões para 27.2 bilhões. A energia cresceu 10 vezes de 1.4 para 13.6 bilhões. O BNDS tenta suprir as necessidades dos bancos privados. Entre 2000 e 2009 os investimentos eram de 351.7 bilhões, só no ano de 2009 foi para 320 bilhões. O BNDS aumentou 6 vezes o volume de investimento. Ele tem ocupado o lugar de varias instituições financeiras.
O Brasil precisa crescer não só com o BNDS, mas também com investimentos de instituições privadas. É preciso incluir não só os bancos nacionais como também internacionais. É preciso aprimorar instrumentos financeiros como: debêntures que são títulos de divida que os bancos compram e depois os vendem de volta a mesma empresa. O Project finance também é outro instrumento como projeto de infraestrutura
...