TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Casos: Fisica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  9.496 Palavras (38 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 38

Curso a Distância:

Programa de Excelência: Projetos - Execução e Manutenção - Planejamento de Edificações

Texto com o conteúdo das aulas dos Módulos do Bloco 3

MÓDULO 11 - Aula 11

INSTALAÇÕES MECANICAS

Na construção de um empreendimento, temos vários sistemas que são incorporados à obra. Todos são importantes e devem ser implementados com harmonia e segurança. Os projetos dos quais fazem parte desse módulo, referem-se ao sistema de ar condicionado, sistema de elevadores, sistema de escadas e esteiras rolantes e central de gás. Todos estes itens fazem parte das INSTALAÇÕES MECÂNICAS, que é o módulo que passaremos a apresentar.

Este material foi elaborado pelo Engenheiro Mecânico Henrique Naoiti Hiracava:

Acesse o seu currículo:

http://creaweb.crea-pr.org.br/pro-crea/arquivosAula/curso11/modulo11/aula11/cv_autor.html

Acesse a bibliografia recomendada:

http://creaweb.crea-pr.org.br/pro-crea/arquivosAula/curso11/modulo11/aula11/referencias.html

O projeto mecânico incorpora o sistema de ar condicionado, sistema de elevadores, esteiras e escadas rolantes e também a central de distribuição de gás. São projetos que envolvem vários assuntos, tais como mecânica dos fluidos, termodinâmica, mecânica, normas de segurança. Este módulo não tem o intuito de ensinar a se fazer um projeto, porém ele vai introduzir os conceitos básicos a serem observados para que esses sistemas operem funcionalmente e com harmonia.

O projeto mecânico pode ser dividido em quatro assuntos. São eles:

* Ar condicionado

* Elevadores

* Esteiras e escadas rolantes

* Central de gás

Ar Condicionado

O condicionamento do ar é o processo de tratamento do ar, o qual tem como objetivo controlar a temperatura, a pureza, a umidade e a distribuição do ar em um determinado meio. O processo do condicionamento é um processo mecânico que visa a refrigeração e/ou aquecimento, o que difere este sistema dos simples sistemas de ventilação. Para se ter uma perfeita compreensão da aplicação dos sistemas de ar-condicionado o profissional deve possuir conhecimentos de termodinâmica e mecânica de fluidos.

Naturalmente, um projeto de ar condicionado deve ser desenvolvido pelo técnico habilitado para a situação, no caso, um engenheiro mecânico. Porém, esse projeto deve ser feito em consenso com os outros projetos que englobam a obra.

Para o desenvolvimento do projeto de climatização deve se levar em conta fatores internos e externos do ambiente, que influem na carga térmica. Os fatores externos são:

* Incidência de radiação solar nas janelas;

* Característica do vidro e a existência de elementos de sombreamento;

* Ganho de energia por condução através das paredes e do teto;

* Variação de temperatura ao longo do ano e do dia;

* Cor da parede ou do teto;

* Ventilação para renovação do ar interno.

O ar infiltrado no ambiente através de janelas, frestas, portas, outras aberturas ou exaustores também constituem uma acréscimo de carga térmica no ambiente, que será proporcional a vazão do ar e ao salto entrópico entre condições externas/internas. Ainda deve se levar em consideração que se o ar ventilado for superior ao ar infiltrado, somente o ar ventilado deve ser considerado. Caso o ar infiltrado seja superior ao ar ventilado, a diferença entre eles deve ser levada em consideração. E caso a ar infiltrado seja efetivamente medido, o valor deverá ser utilizado para a base de calculo.

Diversos fatores influem sobre as cargas internas, entre eles destacamos:

* Ganhos por condução através de vidros, paredes internas, forros e pisos

* Quantidade de pessoas que ocupam o ambiente ou carga de ocupação

* Potência dissipada por equipamentos

* Potência dissipada pela iluminação

* Perda em dutos

* Por vazamento para ambiente diferente do que esta sobre condicionamento

Para definição do sistema de ar-condicionado a ser utilizado deve também se levar em consideração a área e a atividade que será realizada no local. Quando for utilizado o sistema de dutos deve-se verificar os outros projetos para se ter certeza que não irá gerar nenhuma interferência. Deve-se lembrar que cada caso é um caso. Para alguns especialistas tanto para edifícios comerciais e residenciais é melhor e possui uma melhor eficiência energética a instalação de uma central de ar-condicionado, entretanto isto geralmente não é executado, pois gera mais custos aos condomínios. Além disso, ao projetar a central de ar condicionado, deve-se verificar se a mesma não irá interferir em outras instalações, como a central de gás por exemplo.

Um bom projeto de ar condicionado deve observar as condições externas (incidência solar, característica do vidro, etc.) e internas (fluxo de pessoas, potência dissipada por equipamentos, etc).

Deve estar incorporada com os outros projetos da obra e, após a sua implementação, torna-se necessário a realização de manutenção e inspeção periódica das instalações, para garantir que não esta ocorrendo perdas nos dutos ou em outros equipamentos, além da correta filtragem das impurezas no ar, para manter a qualidade do ar e evitar doenças.

Elevadores

Elevador é um meio de transporte vertical e pode ter sua aplicação nas mais diferentes áreas. Pode ser utilizado como elevadores de carga, elevadores carga-automoveis, elevadores de passageiros, monta-cargas, elevadores de maca, elevador para residências unifamiliares, elevador panorâmico de passageiros.

Na parte da construção civil para um elevador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com