Fisica Óptica
Projeto de pesquisa: Fisica Óptica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Masiero • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 632 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Conceito
A ótica é um ramo que física que estuda os fenômenos relacionados com a luz. Estuda como a mesma se propaga e como interage com diferentes tipos de materiais.
Com o passar dos anos, engenheiros perceberam que usando esses conceitos bem definidos sobre a luz poderiam usar essas teorias na prática em produtos na indústria. A partir de que “c” é uma velocidade sempre constante consegue-se fazer qualquer tipo de medição de distância e tempo. As aplicações mais antigas são da engenharia civil, pois os engenheiros levaram bastante tempo para transformar à óptica que era feita com espelhos grandes em estruturas de nanômetros.
Na parte de Elétrica, Eletrônica, Automação e Controle o uso da ótica se da em instrumentos de pequeno porte na maioria das aplicações, geralmente a luz é utilizada para definir qual o estado atual do bit (unidade lógica de informática) e assim gerar algum tipo de resposta do atuador. Instrumentos de Precisão como o Encoder utilizam a luz para se orientar e retornar informações como Posição, Velocidade e Aceleração em tempo real.
Encoder
É um dispositivo mecânico que detecta através de uma célula fotoelétrica uma serie de pulsos que são gerados pela passagem de luz em um disco opaco com aberturas. A célula detecta se tem ou não luz e gera sinais lógicos na saída do Encoder.
Código de Barras
Trabalha diretamente com a reflexão de luz. É Emitida uma luz constante sobre as linhas código. A luz mais utilizada é a vermelha ou a infravermelha, pois os receptores que geralmente são de silício são mais sensíveis a comprimentos de onda perto desta faixa.
O código é composto de:
Barra: linha escura do código que absorve a luz e codifica o sinal lógico “1” em cada barra. Pode ser preto, azul escuro, marrom, verde escuro, cores escuras. A melhor é preta.
Espaço: linha clara do código que reflete a luz e codifica o sinal lógico para “0”. Pode ser branco, amarelo, vermelho, rosa desde que sejam capazes de refletir o feixe de fótons aplicado. A melhor é a branca.
A partir do tamanho do feixe de luz refletido, o controlador lógico associa um código e resulta no valor final. Os sensores responsáveis pela leitura podem estar em diferentes lugares no aparelho, geralmente está muito próxima à fonte de luz, pois a luz é refletida não tem ângulo.
Uma nova Tecnologia chamada de QR CODE está sendo muito utilizada por diversos tipos de usuários, consiste no mesmo princípio de funcionamento de código de barras, somente se diferenciando no fato de ter sua leitura ser realizada em todas as direções e não apenas por barras verticais. O leitor comum gera um código pelas barras verticais, já o QR CODE trabalha com uma série de códigos associados e quadrados posicionados numa imagem. Utiliza os princípios de ótica de uma câmera digital para gerar a imagem, mas não é lido com uma luz aplicada como na modelo antigo.
Cortina de Luz
Na Automação Segurança é indispensável quando se trata de máquinas grandes que podem colocar a vida de uma pessoa em risco ou qualquer tipo de dano ao operário. Para isso foram criadas as cortinas de luz, que consistem em dispositivos emissores e receptores de
...