Fisioterapeuta CENEMED
Seminário: Fisioterapeuta CENEMED. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagotchonga • 19/3/2014 • Seminário • 995 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
O início das atividades da Fisioterapia do Trabalho CENEMED pautou-se pela execução de ginásticas laborais e avaliações ergonômicas com laudos, em empresas de diferentes setores, como indústrias e serviços, por exemplo. Decorrido o tempo e com nossos profissionais verificando as necessidades dos trabalhadores foram criados também as tarefas de avaliação pré-admissional e periódica e tratamento (fisioterapia) desenvolvida in loco com mini-ambulatórios de fisioterapia totalmente equipado, descritas em detalhes nos próximos tópicos.
Por definição Fisioterapia do Trabalho CENEMED tem como objetivo, avaliar, prevenir e tratar distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, no propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação de queixas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou não, com consequente aumento do bem estar, desempenho e produtividade.
Nessa última década temos acompanhado no mundo um aumento substancial da incidência de doenças no ambiente de trabalho, que está intimamente ligada à informatização e aos novos processos industriais. As pessoas permanecem por longos períodos em posições estáticas frente aos postos de trabalho, desempenhando tarefas mecânicas e repetitivas que no decorrer do tempo ocasionam desconfortos físicos e por fim as fadigas físicas e mentais.
Entendemos ser a Fisioterapia do Trabalho CENEMED um benefício de alto valor agregado, com reflexos positivos para o desempenho profissional e saúde do trabalhor.
Legislação e Regulamentação
Definida em legislações específicas por Normas Regulamentadoras em conjunto com as regulamentações ocupacionais e de segurança do trabalho, a Fisioterapia do Trabalho CENEMED é reconhecida como uma especialidade da fisioterapia e também pode ser denominada por fisioterapia e terapia ocupacional.
Todas essas nossas diretrizes seguem rigorosamente as resoluções e determinações do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) com o especialista em fisioterapia do trabalho atuando na prevenção, resgate, manutenção da saúde do trabalhador.
As ações da Fisioterapia do Trabalho CENEMED possibilitam ao empregador a segurança no contexto ocupacional, diminuindo o risco dos funcionários adquirirem lesões no ambiente de trabalho, bem como a inclusão do profissional em equipe multidisciplinar de prevenção à saúde do trabalhador como o médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança, técnico de segurança, psicólogo, entre outros profissionais contratados pela empresa e que atuam na área.
Controle de Qualidade
Todos os serviços são prestados sempre com o objetivo de atender os principais controles de qualidade, por profissionais qualificados, de acordo com as especializações da função:
Fisioterapeuta: Profissional formado em Fisioterapia com especialização na área, capacitado para atuar realizando os procedimentos e tendo por abordagem os aspectos da ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos, sob o enfoque multiprofissional e interdisciplinar do trabalhador.
Tarefas da Fisioterapia do Trabalho CENEMED
Podemos dividir a Fisioterapia do Trabalho CENEMED em quatro principais tarefas, que podem ser contratadas em separados, mas que em nosso entendimento e na execução se complementam, atendendo de forma funcional e objetiva as necessidades de cada um dos funcionários da empresa:
Avaliação Pré-Admissional e Periódica:
A Avaliação Pré-Admissional e Periódica da Fisioterapia do Trabalho CENEMED é realizada para detectar doenças osteomusculares pré-existentes e/ou predisposição a alguma doença em comparação ao posto de trabalho;
Os candidatos podem ser aprovados e ou reprovados para a função, ou ainda, sugerido o encaminhamento para outro posto de trabalho, que não tenha relação com a doença ou lesão pré-existente, identificada pelo profissional, em concordância com o médico do trabalho e política da empresa.
As avaliações podem ser determinadas por periodicidades, como: no período de experiência, na mudança de função ou setor, no retorno ao trabalho (férias ou licença médica), no pré-demissional e reabilitação profissional, ou periodicamente, de acordo com a avaliação da empresa
...