Atuação Do Fisioterapeuta Na Hemodialise
Ensaios: Atuação Do Fisioterapeuta Na Hemodialise. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinejatoba1 • 11/4/2014 • 433 Palavras (2 Páginas) • 1.492 Visualizações
Atuação do profissional Fisioterapeuta na Hemodiálise
A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.
A doença renal aguda é a perda rápida da função renal devido a dano aos rins, resultando em retenção de produtos de degradação nitrogenados e não-nitrogenados, que são normalmente excretados pelo rim. Já a doença renal crônica consiste na perda lenta, progressiva e irreversível da função renal. É considerado um problema social e econômico, pois está relacionada a inúmeras doenças associadas, bem como a altos gastos em saúde pública. Sabe-se que os pacientes dialíticos passam por longos períodos de restrição da atividade física repercutindo em disfunções nos mais diversos sistemas e na qualidade de vida.
Pacientes dialisados apresentam alterações físicas e psicológicas importantes e, dadas as restrições impostas pela doença, tais alterações acarretam descondicionamento físico e prejuízo na qualidade de vida. Associado a todas as manifestações e complicações dos pacientes que realizam hemodiálise, os mesmo geralmente são sedentários, favorecendo a perda da funcionalidade devido a inatividade física. Com isso, a fisioterapia para pacientes renais irá atuar nas complicações do tratamento dialítico através das condutas da cinesioterapia e massoterapia. Além do papel preventivo e educativo através da realização de orientações aos pacientes para minimizar as complicações secundárias.
A fisioterapia pode contribuir para a redução da incidência de cãibras, pois os alongamentos devolvem aos músculos seu comprimento e elasticidade normal; a massoterapia promove relaxamento muscular e diminui a Síndrome das pernas inquietas, além de promover uma melhor hidratação da pele, diminuindo as sensações de pruridos e as calcificações metastáticas na epiderme; a drenagem linfática favorece a diminuição de edemas e os exercícios de fortalecimento ajudam a devolver a tensão normal do músculo e auxiliam no retorno venoso, além de promovem o aumento da força muscular necessária para a realização de suas atividades de vida diária.
Bibliografia
Ft. Fabio Correia , artigo A importância da Fisioterapia na hemodiálise .
Artigo Repercussão de um protocolo fisioterapêutico intradialítico na funcionalidade pulmonar, força de preensão manual e qualidade de vida de pacientes renais crônicos . ( Graduação de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM 2Departamento de Fisioterapia da UFVJM )
Livro - C & Q: Hemodialise Em Questão - Tamara Iwanow C.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_renal_cr%C3%B4nica
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?267
...