Formação Social
Artigos Científicos: Formação Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaestefania • 22/8/2014 • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 271 Visualizações
Filme: Tempos Modernos.
O filme retrata a trajetória de um operário de uma grande Fábrica que tem um trabalho repetitivo de apertar parafusos e de tantos movimentos repetitivos ele tem problemas de estréss ,e estafado ele perde a razão .
Ele é despedido e internado, mesmo depois de recuperado ele tinha consciência que sua vida já voltaria a mesma rotina uma vida de estafas, correria nas ruas, desemprego, fome e miséria.
Tempos Modernos: retrata a vida urbana na década de 30 nos Estados Unidos quando a depressão atingiu toda a sociedade, levando a população a fome e a miséria
O filme trata as desigualdades sociais da vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar uma sociedade capitalista que explora os trabalhadores.
A alienação do operário é outra critica enfatizada dentro do filme o exemplo seria o movimento repetitivo que Carlitos faz ao apertar os equipamentos mostrando a importância das maquinas contra os trabalhadores .
No inicio o filme mostra um rebanho de ovelhas indo para o matadouro e logo mostra após mostra os operários indo para as Indústrias , assim fazendo alusão simbolizando os operários totalmente submissos em seus empregos nas fábricas , tendo que dar o máximo de si para a produção das Indústrias gerando lucros para o capital.
O relógio retrata a rapidez em que a Indústria é movida e representa também a necessidade do mercado que cresce cada vez mais .
A cena em que Carlitos entra nas engrenagens da máquina representa o operário como mera peça do sistema e pode a qualquer momento ser sugado psicologicamente pela máquina.
A crescente urbanização também é mostrada em tempos modernos onde Carlitos ao sair da clínica é aconselhado pelo médico a ficar calmo e isso soa como ironia crítica, já que o estado em que se encontra a cidade agitada e perturbada .Junto com a jovem Carlitos demonstra uma grande vontade de ter uma vida mais digna uma casa e um emprego.
Esse sonho os personagens levam com eles até o final do Filme indicando um positivismo por partes deles.
UM PARALELO DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN COM A SITUAÇÂO ATUAL.
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
O filme: Tempos Modernos com Charles Chaplin nos mostra o tratamento desumano à classe trabalhadora (o proletariado).
Os burgueses, que eram os donos dos meios de produção, exploravam muito essa mão-de-obra que era tão miserável. Faziam- os trabalharem em extensas carga horárias para aumentar a produtividade nas suas empresas, sem contar com as condições subumanas em que se encontravam.
Desde a revolução industrial foi constante a luta por melhores condições de trabalho (melhores salários, carga horária menor, higiene e segurança).
Há um momento no filme que mais arrancou gargalhadas dos expectadores, que foi quando apareceu uma engenhoca para que fosse usada pelos operários em suas refeições, que deu mais problemas do que trouxe soluções.
Podemos perceber o tamanho da preocupação dos proprietários, em diminuir o tempo de almoço dos trabalhadores para que esse tempo economizado fosse aproveitado para uma imediata volta ao trabalho em busca de uma maior produtividade e consequentemente maiores lucros.
Naquela época não havia nenhuma preocupação com a condição humana,, mas os proprietários tinham uma grande preocupação, a de estarem sempre buscando inovações para que o homem fosse substituído por máquinas que seriam controladas por uma mão- de- obra qualificada ,fazendo com que muitos fossem dispensados.
No primeiro momento do filme é mostrada a cena que muitas ovelhas caminham juntas como se fossem ser abatidas e em seguida uma multidão se atropelando como se caminhassem para a morte. Isso nos mostra o quanto o ser humano é tratado como um animal pela sociedade.
O capitalismo é tão atual hoje, como era naquela época o tema mais discutido.
Um poder minoritário sobre a maioria, um chefe que controla a todos através de um telão sempre pedindo cada vez mais produção. O lucro é mais importante e o homem se transforma em máquina, pois engenhocas são inventadas para que o trabalhador não precise parar, nem mesmo para comer.
Aquele que não consegue acompanhar o ritmo de trabalho que lhe cobram, acaba sendo engolido.
A polícia que deveria proteger o cidadão trabalhador, está do lado de quem tem o poder econômico.
O fechamento das fábricas causa um grande problema de desemprego, depressão e fome.
Nos é apresentado no filme uma menina faminta que rouba bananas para comer, o que torna-se frequentes
...