Forças intermoleculares
Seminário: Forças intermoleculares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camiln • 10/8/2014 • Seminário • 253 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
As forças intermoleculares são forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras. À exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda a matéria é composta de átomos combinados em moléculas.
O termo ligação intermolecular também é seguidamente usado, mas não é adequado pois as forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas, que são forças intermoleculares. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto (por exemplo, as ligações covalentes) são conhecidos como as atrações intermoleculares. Estas duas palavras são tão confusamente similares que é mais seguro abandonar um deles e nunca usá-lo, daí usar-se o termo "ligações" para as forças intermoleculares e o termo forças intermoleculares para a questão aqui em tratamento.
Essas forças são divididas em:
Força dipolo- dipolo: entre moléculas polares. Moléculas polares se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo do lado negativo de outra. Essas forças dipolo-dipolo são efetivas tão-somente quando moléculas polares estão muito próximas, sendo elas geralmente mais fracas que as forças íon-dipolo, como exemplo: a ligação de moléculas de cloreto de hidrogênio, HCl entre si.
Ligação de hidrogênio: Interações dipolo-dipolo, ocorre quando há ligação de moléculas contendo átomos de hidrogênio(H) com átomos de F,O ou N. Como exemplo: a água (H2O) e a amônia (NH3).
Íon-dipolo: Entre o íon e molécula polar Ex: NaCl em H2O
Dispersão de London: Entre moléculas apolares. Ex: N2, O2
Dipolo induzido: Entre molécula apolar + molécula polar. Ex: CO2 em H2O
...