Fundamentos Históricos e Teórico Metodológico do Serviço Social
Por: taniasocial • 5/8/2015 • Artigo • 2.456 Palavras (10 Páginas) • 329 Visualizações
Belenzinho - SP
Serviço Social
4º Semestre em EAD
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Titulo: Artigo Científico
Camila Rodrigues dos Santos RA: 7192541810
Juliana Aparecida Rodrigues da Costa RA: 6966390147
Rosana Pereira de Matos RA: 6966389415
Rosemeire Pereira Souza Santos RA: 6966451669
Tânia Aparecida Barbosa RA: 6908389492
Tutora Presencial: Irineia S. Normandia
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CULTURA
3 CONFLITOS
4 O FUNCIONAMENTO DO BOPE
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
A construção desse artigo cientifico tem como objetivo demonstrar por meio dos estudos, pesquisa e experiências a trajetória do serviço social, destacando grandes aspectos relevantes na profissão, envolvendo suas conquistas, lutas e vitorias , para então o serviço social ser reconhecido no mundo contemporâneo em suas diversas áreas de atuação. O serviço Social se faz importante no mundo para contribuir na garantia de direitos á essa sociedade que sofrem com as mazelas do sistema capitalista.
A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIALNOS DIAS DE HOJE
Em pesquisa podemos observar que a profissão do Serviço Social foi regulamentada no Brasil, em 1957 com a lei 3252. Em 1993, com as transformações da sociedade Brasileira, a profissão precisou passar por mudanças e necessitou de uma regulamentação a lei nº 8.662/93. Segundo ENESSO (2009), em 1993 também foi instituído um código de Ética expressando o Projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, Civis e políticos.
A importância do Serviço Social nos dias de hoje, se faz principalmente porque através da profissão que a sociedade tem acesso aos direitos sociais por meio das políticas publicas. O principio central do Serviço Social esta pautado na emancipação da sociedade. Também nos dias de hoje tem como desafio de desenvolver propostas de trabalho inovador e criativas.
O Serviço Social vem buscando se configurar como uma profissão que opere de forma integral com individuo social. O Assistente Social é chamado hoje a atuar no âmbito de conselhos de políticas sociais (saúde, assistência social) e de direito da criança do adolescente do idoso e do deficiente. Os profissionais estão também contribuindo para a criação de consensos distintos daquele dominante, ao reforçarem os interesses de segmentos majoritários da coletividade.
E dentro deste contexto que hoje os Assistente Social , que luta por uma sociedade mais justa, com valores e ideais que através dessa profissão é imprescindível para o coletivo e o Estado de Bem-Estar ou seguridade social. Podemos afirmar que nos dias atuais o Assistente Social através das intervenções provoca o desenvolvimento de uma consciência teórica de modo a assegurar participação e que permitem identificar um descompasso entre teoria, pratica e imagem profissional.
O Serviço Social vem buscando se configurar como uma profissão que opere de forma integral com o individuo social. Foi necessário adotar a modalidade interativa na resolução das questões sociais, essa linha de interação aparece não apenas como reedição do citado assistencialismo desenvolvido pela igreja católica e algumas entidades filantrópicas, mas também frente as transformações do mundo globalizado. Contudo é na defesa da efetivação dos direitos que os Assistente Social são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista e cidadania aparece de forma camuflada e contestadora. Mas sabemos que a verdadeira cidadania esta atrelada a universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais com o direito.
Por isso o projeto Ético Político além de norte referencia para os assistentes sociais, permite a estes profissionais compreenderem sua pratica no sentido da transformação coletiva e na promoção de mudanças avançando de forma qualitativa a priorizar na atuação das demandas. O assistente social está presente nas negociações entre população e entidades empregadoras. Na atualidade, podemos afirmar que, apesar das dificuldades, o assistente social é capaz de ousar e sonhar.
“A atuação profissional do Assistente Social, nesse processo, requer um avanço teórico-politico substantivo em relação ao processo de participação como elemento estratégico na politização dos sujeitos, problemas e respostas institucionais, constitutivo de uma intervenção critica das classes subalternas no movimento histórico” Abreu (2011)
Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Portanto, concluímos que trabalho do Assistente Social consiste em provocar transformações no cotidiano para proporcionar os resultados concretos onde a profissão se consolida e se materializa, permitindo
...