Fundamentos Históricos teóricos Metodológicos do Serviço Social
Por: monjardim • 3/4/2018 • Projeto de pesquisa • 483 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA
O Neoliberalismo
Caruaru
2018
Erik Jhonatas de Oliveira Silva
O Neoliberalismo
[pic 1]
Caruaru
2018
Fundamentos Históricos teóricos Metodológicos do Serviço Social.
A) O que foi o neoliberalismo?
Res: Foi uma doutrina desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado é uma restrição à intervenção estatal sobre a economia só devendo está ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.
Ela preconiza a mínima intervenção do estado na economia, outra premissa no Neoliberalismo são as privatizações onde ele entende que o estado seja péssimo gestor e daí só atrapalha o bom andamento das leis do mercado.
B) Quando surgiu o neoliberalismo no mundo e no Brasil?
No mundo o Neoliberalismo nasceu após a 2° Guerra Mundial, na região da Europa e da América do Norte. O neoliberalismo surgiu na década de 70 com Margareth Thatcher. Na Inglaterra quando a partir de suas políticas obteve questões ligadas a economia. Chegou aos Estados Unidos em 1980 comm o presidente Reagan.
O neoliberalismo surgiu no Brasil no governo Fernando Collor de Melo, no início dos anos 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro com a redução dos impostos e de importação. Os efeitos iniciais destas medidas indicavam que o governo estava no caminho certo ao debelar a inflação que havia atingido patamares elevados no final da década de 1980, e início da década de 1990, nesse tempo o governo passou a incentivar os investimentos externos no brasil mediante incentivos fiscais e privatizações das empresas estatais.
C) Quais as principais características do neoliberalismo?
Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país, pouca intervenção do governo no mercado de trabalho.
Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.
Adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
Desburocratização do estado leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas.
Posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
Aumento da produção com objetivo básico de atingir o desenvolvimento.
Políticas de privatizações de empresas estatais;
Abertura da economia para a entrada de multinacionais.
Referências
Anderson,Perry Balanço do neoliberalismo.InSADER,Emir GENTILI ,Pablo (orgs).Pós –neoliberalismo:as políticas sociais e o Estado democrático.Rio de janeiro:Pz e Terra ,1995,p.9-23.
...