Fundamentos Teóricos Acerca do Cuidado e a Relação Entre Enfermagem e o Processo do Cuidar
Trabalho acadêmico: Fundamentos Teóricos Acerca do Cuidado e a Relação Entre Enfermagem e o Processo do Cuidar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: afabricio • 24/8/2014 • Trabalho acadêmico • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução--------------------------------------------------------------------------------------2
1 Fundamentos Teóricos Acerca do Cuidado e a Relação Entre Enfermagem e o Processo do Cuidar
1.1 O Processo Do Cuidar------------------------------------------------------------------------3
2 A Política Nacional DE Humanização DA Atenção E Gestão DO Sistema SUS
2.1A Política Nacional DE Humanização SUS------------------------------------------------4
3 Formação Profissional E Humanização NA Saúde
3.1 A Formação DO Enfermeiro: Construindo A Integralidade DO cuidado-------------6
3.2.Treinamento Introdutório Para Enfermeiros Dirigentes---------------------------------7
Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------------8
Bibliografia--------------------------------------------------------------------------------------9
Introdução
Este artigo esta sendo desenvolvido para mostrar que o ato de cuidar, faz parte da humanidade atendendo as necessidades gerais. Utilizando seu conhecimento e sua especialização, o enfermeiro através do ato de cuidar, coloca em pratica os aspectos da saúde na enfermagem.
O processo de cuidar tem como principal característica a realização do cuidado, desencadeando uma ação entre enfermeiro e paciente assim, o profissional desenvolve com e para o paciente atitude, o seu próprio conhecimento e o pensamento de que acompanhar-lo o auxilie e promova a sua recuperação total e dignidade humana. Também sobre a conduta que tem que ser padronizada para que as inovações prevaleçam. Em diversos casos em que ocorre a desvalorização do profissional o mesmo sente-se desmotivado ocasionando problemas gerais
1- FUNDAMENTOS TEÓRICOS ACERCA DO CUIDADO E A RELAÇÃO ENTRE ENFERMAGEM E O PROCESSO DO CUIDAR
1.1. O PROCESSO DO CUIDAR.
O ato de cuidar é um método usado desde os princípios da humanidade, mas que vem se aprimorando e se desenvolvendo no decorrer de intensos estudos avaliativos em prol da ciência humana.
Na teoria apresentada constatou-se que em caso doenças crônicas cardíacas se estabelecem duas subcategorias a técnica e a expressiva, mediante de ações emoções e sensibilidade.
O enfermeiro tem que estar com total atenção às alterações emergenciais para que não haja problemas. De tempos em tempos verificasse como está o paciente. As características que cumprem as expectativas de ambos, enfermeiro e paciente, de forma a ter sucesso na recuperação deste paciente.
O primeiro cuidado deve ser primordial com verificações ao diagnostico médico aos seus familiares o auxilio ao acompanhante, ou seja um contato mais direto com sensibilidades. Através de comunicação o paciente vai perceber que o respeito e o cuidado estão à sua disposição e formalizado assim a característica expressiva, base essencial no procedimento do cuidar. A dedicação ao paciente precisa ir alem do estudo pois o paciente não é um objeto de pesquisa.
Sendo uma característica forte da enfermagem é no cuidado que se concretiza essa profissão.
2- A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO E GESTÃO DO SISTEMA SUS
2.1. A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO SUS
O SUS institui uma política de saúde que visa integralidade. Tem por objetivo; prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim produzir saúde. Também tem por objetivo atender todos sem diferença, diminuir as filas e o tempo de espera com ampliação de acesso.
As unidades de saúde garantirão ao usuário e acompanhante de pessoas sua rede social de livre escolha.
A PNHDS prevê as seguintes praticas:
Acolhimento e classificação de risco na porta de entrada de urgência e emergência.
Visita aberta e direito a acompanhante de livre escolha da gestante e parturiente colegiados de cogestão nos serviço e sistema de saúde.
Horizontização e formação de equipe de referencia para cuidado em unidades de produção e atenção Hospitalar e urgência e emergência.
Também trabalha para ver mais vínculos entre trabalhador e usuário e gestores incentivando o trabalho em equipe.
Fortalecimento de compromisso aos direitos do cidadão. Sistema público de saúde burocratizado e verticalizado baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, e falta de interesse, respeito, compressão tanto do usuário quanto dos profissionais.
Para resolver os problemas da saúde e a grande demanda de usuários a Humanização da Atenção e Gestão do (SUS), fez uma análise bibliográfica no Brasil, entre 1989 e 2009, houve grande avanço nas ampliações de acesso dos serviços e profissionais da saúde mais sensíveis.
Ao longo dos anos foram encontrando obstáculos
...