TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estrategico

Casos: Gerenciamento Estrategico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

2. ETAPA 1

2.1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES EM CUSTOS

Muitos desses conceitos são empregados na contabilidade geral e dela são trazidos para a contabilidade de custos. Os principais termos utilizados são:

Gastos: é todo sacrifício financeiro em que a entidade utiliza recursos ou assume uma dívida para obtenção de outro produto ou serviço qualquer. É um conceito muito amplo em sua abrangência podendo englobar como por exemplo um investimento (ativo) e um consumo (conta de resultado).

Investimentos: são gastos ativados em função de sua vida útil ou benefícios futuros. É dado como exemplo aquisições de ativos, como estoques e máquinas.

Custos: são gastos relacionados a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Na indústria, são os fatores utilizados na produção, como mão-de-obra direta, matéria-prima, depreciação das máquinas utilizadas no processo de produção.

Despesas: são gastos não relacionados à produção que expressão o valor dos bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. São geralmente classificadas como despesas comerciais, administrativas e financeiras.

Desembolsos: é o ato do pagamento de bem ou serviço, independentemente de quando será consumido. Deve-se levar em consideração o princípio da competência. Por exemplo, se foram utilizados serviços de mão-de-obra no mês de abril e pagos em maio, o lançamento contábil deve ser feito no mês de abril e registro financeiro em maio.

Perdas: são gastos ocorridos de maneira anormal. Podem ser: a) extraordinários, ou seja, sem intenção, decorridos de fatores externos e classificados como despesa ou b) fazerem parte da atividade produtiva normal da empresa e considerados como custos de produção do período.

CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS

Custos diretos: são aqueles diretamente relacionados aos produtos, consistindo nos materiais diretamente usados na fabricação de um produto. Têm por característica serem perfeitamente mensuráveis. Como exemplo podemos citar: salários dos operários, matérias-primas componentes dos produtos, etc

Custos indiretos: são custos que ocorrem dentro do processo de produção, porém não podem ser alocados de forma direta aos produtos, necessitando assim de aproximações, isto é, algum critério de rateio para que sejam relacionados aos produtos. Exemplo: seguros e aluguéis da fábrica.

Custos fixos: são gastos que se mantém constantes independente da oscilação do volume de produção ou volume de vendas. Em geral correspondem a custos incorridos para a manutenção da superestrutura. São considerados fixos porque devem ocorrer mesmo que não haja atividade comercial ou produtiva.

Custos variáveis: são os que estão diretamente relacionados com o volume de produção. Quanto maior a produção, maiores são os custos variáveis. Exemplos: gastos com matérias-primas e embalagens.

ELEMENTOS DE CUSTOS

São elementos relacionados ao custo da produção:

Material direto (MD): todo material que pode ser identificado como uma unidade do produto: a) que está sendo produzido; e b) que sai da fábrica incorporado ao produto ou utilizado como embalagem;

Mão-de-obra direta (MOD): é o salário devido ao empregado que trabalha diretamente com o produto, em que o tempo pode ser relacionado à unidade que está sendo produzida;

Custos indiretos de fabricação (CIF): são todos os custos que tem relação com a produção, porém, não podem ser identificados com as unidades produzidas. Exemplo: aluguel, seguros, impostos, depreciações, mão-de-obra indireta, etc.

2.2. CONCEITOS E TERMINOLOGIAS UTILIZADAS

Para a avaliação dos resultados da empresa necessitamos conhecer os conceitos utilizados e as abordagens ou sistemas de custeio que são usados interna e externamente.

A terminologia aplicada à análise e medição dos recursos da empresa é a seguinte:

GASTOS:

Compromisso assumido ou consumo de recursos que a empresa faz para obtenção de um ativo, produto, ou qualquer serviço.

Ex.: Gastos com aquisição de Imobilizado, aquisição de Matéria-Prima, com Embalagens, com Mão-de-Obra, com Honorários, com Pesquisa e Desenvolvimento, com Seguros, com Ações, etc.

INVESTIMENTO:

Representa a aplicação de recursos em todos os bens e direitos registrados no "Ativo" da empresa, que serão baixados pela Venda, Consumo e Amortização em futuro(s) período(s).

A natureza de contas Circulante e de Permanente deve ser observada e identificada.

Ex.: Estoques em Geral, Direitos a Receber, Bens Imobilizado, Investimentos, Gastos Pré-Operacional, etc.

RECEITAS:

Acréscimos Brutos de Ativos sem ampliação de Obrigações ou Capita Social.

Resulta da Venda de Mercadorias, Produtos, Bens e Serviços em Geral com acréscimos em Disponibilidades ou Direitos a Receber.

Ex.: Receita de Vendas de Mercadorias, Produtos e de Prestação de Serviços.

CUSTOS:

É o valor de aquisição de um Bem.

Gastos com o consumo de um fator de produção, medido em termos monetários para obtenção de um produto, de um serviço, ou de uma atividade que deverá gerar receitas.

CUSTOS FIXOS:

Consumo de recursos que dentro de determinada capacidade de produção da empresa, tendem a permanecer constantes em seu total, apesar das variação do volume de produção e ou vendas.

Características:

1. São quantias fixas dentro de certos limites de produção, ou até a capacidade máxima

2. São fixos em seu total, mas diminuem proporcionalmente ao número de unidades à medida que a produção aumente.

3. O controle de sua ocorrência depende da alta administração e não dos supervisores dos departamentos.

Ex.: Salários Gerência Industrial, Manutenção, Salários Supervisão Industrial, Aluguéis, Depreciação de Máquinas e Equipamentos.

CUSTOS VARIÁVEIS:

Consumo de recurso que tendem a variar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com