Gestao Finaceira E Gestao Empresarial
Casos: Gestao Finaceira E Gestao Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dauanydeo • 9/12/2014 • 6.458 Palavras (26 Páginas) • 315 Visualizações
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 GESTÃO FINANCCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL....................................4
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINACEIRA 3
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 4
2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS 6
2.4 RISCO E RETORNO 8
2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 9
2.6 PONTOS POSITIVOS DO ARÇAMENTO PARA A GESTÃO 10
3.0 NOÇÕES DE ATUÁRIA...................................................................................12
3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA.............................................................................12
3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL.............................................................................14
4.0 DIREITO EMPRESARIAL.................................................................................15
4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES..........................15
4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESARIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS......18
5.0 CONCLUSÃO...................................................................................................20
REFERÊNCIAS 21
1.0 INTRODUÇÃO
A sobrevivência e o sucesso de uma empresa são conseqüência de uma série de fatores específicos do ramo de atuação e da conjuntura de mercado no qual está inserida. Esse conjunto de variáveis exige que se tenham critérios bem definidos para a avaliação das decisões a serem tomadas. Essas decisões determinarão o caminho a seguir e os objetivos a serem atingidos e dependem do comportamento analítico e motivação do investidor.
A composição macroeconômica da atual realidade é deveras complexa, já que atualmente as variáveis domésticas de mercado são agigantadas pela inclusão de modificantes internacionais. Isso alarga o sítio de compreensão mercadológico exigido dos administradores quando do ato de decidir. Com a
evolução microeconômica que incutiu nos empresários a necessidade de
buscar cada vez mais compreender os entremeios das vontades dos
consumidores e tornou o ambiente empresarial mais competitivo, o contexto
decisório se tornou mais denso. Nesse contexto, destaca-se o financeiro, que
conta com pelo menos dois grupos de decisões distintos e indissociáveis:
decisões de financiamento e decisões de investimento. Essa estrutura decisória é demonstrada pela própria estrutura do balanço patrimonial, que traz os investimentos do lado esquerdo e os financiamentos do lado direito e pelo fato das empresas estarem sempre dispondo de recursos para saciar suas
necessidades de investimento e obtenção de melhores resultados.
2.0 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Observa-se que as empresa em uma busca por um melhor desempenho, recorrem à gestão financeira de modo a encontrar melhores opções para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.
Conforme Groppelli e Nikbakht (2002), a gestão financeira é atividade que implica em uma série de princípios econômicos que visam maximizar a riqueza ou valor total de um empreendimento. Para os autores, retratar as finanças no cenário empresarial é visualizar uma possível obtenção de lucro o mais elevado possível, sem que implique um maior risco.
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRO
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.
O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.
A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.
A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.
A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.
As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.
Existe também a gestão de projetos ou gerenciamento de projetos, que consiste em um grupo de medidas ou iniciativas temporárias, que vão contribuir para o desenvolvimento de um produto ou serviço. A gestão de projetos aplica técnicas e metodologias para alcançar um conjunto de alvos estabelecidos por uma equipe. É possível identificar cinco fases da gestão de projetos: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e conclusão.
No âmbito do meio ambiente, a gestão ambiental é uma área relacionada com a sustentabilidade e planejamento ambiental e aborda a vertente econômica, social e ambiental das atividades empresariais. É uma área profissional cuja visibilidade tem aumentado bastante, fruto da crescente conscientização ambiental por parte das empresas.
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
O orçamento
...