Gravidez na adolescencia na cidade de pindoba
Por: mariacidiane • 26/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÀRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................4
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO....................5
4 JUSTIFICATIVA.........................................................................................6
5 METODOLOGIA.........................................................................................7
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.......................................................................8
7 CRONOGRAMA DE PESQUISA................................................................9
8 ORÇAMENTO...........................................................................................10
9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................11
10 REFERÊNCIAS......................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Existem algumas condições que propiciam a gravidez na adolescência levando milhares de jovens a uma experiência fora da hora, dada a inexperiência e consequente dificuldade em cuidar do filho que chega. Dentre os variados valores fatores que colaboram para que variados ocorra este fenômeno em grande número, destaco a falta de objetivos de objetivos encontrados nos jovens de classe social mas baixa, que acaba vislumbrando num filho a chance de ter um projeto de vida, além de encontrar a oportunidade de constituir uma identidade, uma vez que não consegue se inserir na vida profissional. Outras condições também se encontram presentes na vida desta população que engravida neste período, tais como lares desestruturados e com pequeno nível de comunicação entre pais e filhos.
- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Tem sido tarefa difícil explicar a causa de existir tantas adolescentes grávidas, e seu crescimento número a cada ano. A gestação não desejada vai repercutir na vida pessoal e social dos jovens , pois dificilmente estas pessoas retomarão suas atividades estudantes ou profissionais.
- FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO
Tornar conhecido e sensibilizar a população, principalmente aos adolescentes sobre impactos físicos, emocionais e sociais de uma gravides prematura pode acarretar, visando assim, através deste projeto de pesquisa, levar subsídios informativo para que pais ,adolescentes e governo, juntos lutem contra esse problema que atinge a muitas famílias.
1. Analisar o índice de gravidez na adolescência ;
2. Descrever os principais problemas que levam a tal fato;
3.Conhecer as perspectivas de vida dessas adolescentes;
4. Divulgar no ambiente escolar, informações acerca da gravidez precoce;
5. Reunir o maior numero de adolescentes das escolas para palestras com profissionais especializados.
4 JUSTIFICATIVA
A gravidez na adolescência tem serias complicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídicas sociais que atinge o individuo isoladamente e aa sociedade como um todo, limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade. Justifica-se pelo o aumento no índice de menina gravidas na adolescência para toda responsabilidade de que é ser mãe e as adaptações que viram.
Com este trabalho pretendo contribuir para o conhecimento, os estudos e a implantação de programas que ajudem na redução dos índices de gravidez na adolescência desta cidade. E que a sociedade saiba como agir diante dessa situação, partindo de pai para filho e da própria sociedade para os seus adolescentes, no que tange as informações necessárias para evitar tal gravidez.
5 METODOLOGIA
Para o presente trabalho de pesquisa bibliográfica utilizou-se a metodologia de referências bibliográficas , que segundo LAKATOS “baseia-se basicamente na coleta de materiais de diversos autores sobre o determinado assunto”.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para , (Castro Abromovay e Silva, 2004) a problemática da gravidez na adolescência costuma estar relacionada ao abandono dos estudos e a entrada prematura no mercado de trabalho geralmente informal, acarretando em especial á reprodução da pobreza nas famílias dos adolescentes de menor poder aquisitivo.
Stern e Medina (2000), chamaram a atenção para o fato dessa proposição (reprodução da pobreza, pela interrupção dos estudos devido e uma gravidez) se presta muito facilmente a completar um silogismo com a necessária conclusão de que um declínio do numero de gravidez na adolescência contribuiria então para a redução da pobreza. Nesta perspectiva a gravidez na adolescência torna-se alvo de intervenções múltiplas de programa de politicas publicas , pois deve ser prevenida. (Cabral,2002:182).
...