Hidrostática
Monografias: Hidrostática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcelo2015 • 24/3/2015 • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 191 Visualizações
A
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE PESQUISA
ATPS – Cálculo Numérico
1ª ETAPA
Trabalho de pesquisa apresentado para avaliação de 1º bimestre da disciplina de Hidrostática, sob orientação do Profº Engº Wendel Souza.
Submetido para avaliação por:
André Digitação
Marcelo William Torraque RA 8257934819 Pesquisa de campo
Márcio Alexandre Coutinho RA 8207936166 - Revisor
Simone Gonçalves RA 8483171874 - Fotos
Paulo Henrique da Silva RA 8409157373 - Reportagem
Wallan Rodrigues de Carvalho RA 8094851168 - Digitação
São José dos Campos – SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
ETAPA 1 04
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado visando alertar consumidores finais a respeito do teste hidrostático de extintores de incêndio portáteis e sua importância.
Nosso grupo visitou a empresa “Autex Extintores” e acompanhou o processo de teste de baixa pressão em cilindros de extintores de água de 10 litros e pó químico seco de 4 kilos.
ETAPA 1
PASSO 1
TESTE HIDROTÁTICO EM EXTINTORES DE BAIXA PRESSÃO
Manutenção de Extintores é o serviço efetuado com a finalidade de manter as condições originais de operação dos extintores, após sua utilização ou quando requerido.
Os extintores de incêndio tem uma longevidade que está ligada diretamente a sua manutenção, e a sua correta utilização. O item segurança é essencial, e a vistoria periódica é a melhor maneira de otimizar o uso do aparelho, além de ser fundamental para a segurança do operador. Como todo cilindro submetido à pressão, os extintores estão sujeitos a uma ruptura da carcaça, o que torna sua vistoria e manutenção necessárias. Recomenda-se maior freqüência de inspeção aos extintores que estejam sujeitos a intempéries e/ou condições especialmente agressivas.
Níves de manutenção:
• Manutenção de Primeiro Nível (NBR 12962): Realizada no local em que o extintor esta instalado, fazendo substituição de componentes, limpeza e substituição do rotulo se for necessário.
• Manutenção de Segundo Nível (NBR 12962): Deve ser realizada a cada 12 meses, em local apropriado para o serviço. Esta manutenção implica em desmontar completamente o extintor, verificar a necessidade do recipiente ou cilindro ser submetido ao ensaio hidrostático, verificação da carga, limpeza de todos os componentes e desobstrução (limpeza interna) sujeito a entupimentos, e verificação das partes internas e externas, quanto à existência de danos ou corrosão, e pintura se necessário.
• Manutenção de Terceiro Nível (NBR 13485): O extintor é revisado por completo, sendo obrigatório o teste hidrostático. A tinta do extintor deve ser removida para o teste, e ele será repintado posteriormente, com troca dos selos e rótulo. O teste hidrostático deve ser realizado a cada 5 anos partindo da data de fabricação do extintor, ou da ultima data de manutenção de terceiro nível.
Neste estudo vamos tratar deste terceiro nível de inspeção que, diga-se de passagem, apesar de ser realizado obrigatoriamente a cada 5 anos, ou sempre que apresentar necessidade, não é menos importante que as outras manutenções vista anteriormente.
Segundo o gerente responsável Clóvis Andrade são realizados testes em aproximadamente 35% dos extintores recebidos por aquela empresa dos quais em média são reprovados no teste cerca de 15%.
“Um número expressivo considerando a idade média dos cilindros. Acredito que isso se deva a má qualidade dos materiais usados na confecção dos cilindros que, embora atenda as normas técnicas vigentes, não costumam durar a idade que os cilindro mais antigos durava” Disse o senhor Clóvis Andrade.
Cilindro sendo preparado para teste Cilindros acoplados ao sistema de teste
Com cada vez mais incidentes de incêndio em condomínios, indústrias e no comércio nos últimos anos, a atenção dos consumidores vem sendo redobrada para um item de segurança muito presente e importante no combate ao fogo: os extintores de incêndio.
O equipamento deve ser recarregado anualmente - apenas o de CO2 deve ser inspecionado a cada seis meses, e recarregado se houver necessidade. As mangueiras também merecem atenção, mas devem passar por teste hidrostático apenas a cada cinco anos.
Após a realização dos testes o cilindro deve ser identificado com o logo ou símbolo que permita saber a empresa certificada realizadora do serviço e datado apenas com o ano do trabalho realizado uma vez que isso ocorrerá a cada 5 anos e a etiqueta de validade fornecerá o mês da realização do serviço.
Pino de identificação da empresa certificada (Autex)
-No pino vê-se as letras “AU”
Algo que poderia ser corriqueiro para o cotidiano do condomínio como uma manutenção anual pode virar uma dor de cabeça muito grande para o síndico que não está familiarizado com o processo.
Isso porque um orçamento um pouco
...