Higiene pessoal
Seminário: Higiene pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ctrgs • 15/10/2014 • Seminário • 839 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
Higiene pessoal
Vários estudos e pesquisas mostram a importância da higiene das mãos e unhas. Quando a unha esta um pouco maior o cuidado deve ser dobrado. Sujeiras em baixo das unhas podem deixa-las contaminadas por bactérias e fungos. Roer unhas ou colocar o dedo na boca é totalmente errado. As mãos podem ser meio de transmissão de varias doenças como verminoses, micose, infecções bacterianas. É muito importante lavar corretamente as mãos e manter limpa em baixo das unhas, cuidar da higiene pessoal.
O que é higiene das mãos
É a maneira individual mais simples para prevenir doenças.
A água e o sabão removem os micro-organismos transceptores, adquiridos direta ou indiretamente do contato com pessoas ou objetos.
Como fazer a higienização simples das mãos
Usar: água, sabonete e géis antissépticos.
Como higienizar: molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe sabonete até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e as enxágue com bastante água corrente.
O que é a higiene dos pés
Os pés, além de terem a estrutura certa da para suportar o peso e impacto do corpo, possuem camadas de pele mais grossas e resistentes. É muito importante o cuidado com a higiene dos pés, não só pela beleza, mas para evitar doenças. Como: micose e fungos.
Como fazer a higienização simples dos pés.
Os pés devem ser lavados com uma escovinha ou esponja, e entre os dedos também. Em seguida secar bem principalmente entre os dedos. Lixar os pés toda semana ou usar esfoliastes para eliminar o excesso de células mortas e formação de calos. Calçados sempre limpos pode prevenir micose e chulé.
Como limpar e esterilizar os materiais em casa:
Utilize detergente neutro uma escova de dente (usada) para limpar os locais onde acumulam sujeira utilize álcool à 70º umas três vezes ao dia
Se possível leve sempre seus instrumentos a uma manicure e pedicure, com isso evita-se a contaminação desde que os instrumentos estejam limpos, leve também uma toalha limpa, as lixas e palitos devem ser sempre trocadas.
Higiene pessoal e ética profissional da manicure
Atividades profissionais das manicuras e pedicures estão diretamente ligadas ao contato corporal, por este motivo existem diversas possibilidades de se contrair infecção microbiológica, que coloque em risco a saúde do profissional ou da cliente.
A profissional deve usar sempre roupas limpas, de preferência às claras, cabelos penteados etc.;
Lavar as mãos, antes e depois de trabalhar nas unhas das clientes para evitar a contaminação. Usar luvas e materiais descartáveis lixas, espátulas, palitinhos, touca para bacia, luvas e toalhas descartáveis. A lei nacional 12.592/12 reconhece os profissionais de beleza e torna obrigatório o seguimento das normas da ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).
Biossegurança
O fundamento da biossegurança é a prevenção ou eliminação de riscos e responsabilidade à prestação de serviço provocado pelo uso de agentes. Químicos mecânicos, alicate, espátulas, tesouras e pisas e biológico. Uma definição centrada no ambiente ocupacional encontrou em Teixeira & Valle (1996), onde consta no prefácio "segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas".
Os materiais usados pela manicure podem ser fontes de transmissão
...