TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipótese Gaia

Trabalho Universitário: Hipótese Gaia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Assim como a origem de todas as espécies, é importante, dentro da ecologia e não somente nela, conhecermos e distinguirmos teoricamente as características sobre o planeta terra. Há estudos com embasamentos, que diferem pontos de vista de alguns estudiosos, que garantem que a terra é um planeta que de certa forma é influenciada por seres vivos, e não, considerada um organismo vivo que se auto-regula, ou seja, ter a capacidade de controlar e manter suas próprias condições físicas e químicas como afirma o cientista James Lovelock.

Desenvolvimento

Teoria de Gaia, também conhecida como hipótese de Gaia, é uma tese criada pelo cientista James Ephiraim Lovelock, por volta do ano de 1972. Nela, James afirma que todo ser vivo da Terra, ou de qualquer outro planeta que haja vida, funciona como um organismo único que modifica ativamente o seu lugar para produzir o ambiente que melhor acate suas necessidades para sua sobrevivência. O nome “Gaia” é de origem grega, nome dado a uma deusa que representava a terra na mitologia.

A teoria ganhou força, com a ajuda dos estudos da bióloga norte-americana, Lynn Margullis, que com seus conhecimentos em microbiologia, evidenciou assim, a dinâmica dos organismos biológicos em resposta a vários tipos de ação humana para manter um equilíbrio entre os mais variados sistemas de vida no planeta. A hipótese, juntamente com as teorias holísticas, o quer dizer, ter uma visão de certo elemento, como um todo funcional e compreender, de acordo com isso, as interdependências de suas partes, e a outras, caracteriza uma nova maneira de se perceber a realidade. Essa nova visão do mundo abre, pela primeira vez, um canal entre o mundo que vemos através dos sentidos e o mundo revelado pela ciência.

Lovelock escreveu vários livros em cima de sua teoria e sempre dentro do assunto envolvendo seus estudos científicos em relação à vida dos seres vivos e suas inter-relações com o planeta. Dentre eles está A Vingança de Gaia da Editora Intrínseca. No capitulo 1 – O Estado da Terra – diz ele: “O que torna diferente este livro é que eu falo como um médico planetário cujo paciente, a Terra viva, se queixa de febre. Vejo o declínio da saúde da Terra como a nossa preocupação mais importante, nossas próprias vidas dependendo de uma Terra sadia. Nossa preocupação com ela deve vir em primeiro lugar, porque o bem-estar das massas crescentes de seres humanos exige um planeta sadio.”.

Contudo, James Lovelock, segue com seu pensamento e teoria, o que de qualquer forma, houve muita discussão, por discordarem de sua opinião e estudos.

Conclusão/Discussão

Concluímos que, diante das informações estudadas e compreendidas na ecologia, vimos que é extremante importante estarmos por dentro de assuntos que nos envolvam cientificamente, bem como nossas origens e relações com o meio em que vivemos, ou seja, somos seres humanos e estamos perante as transformações negativas ao planeta Terra, e com o meio ambiente, onde nós mesmos somos os causadores.

Com base nas palavras ponderadas que compõe esta estrutura, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com