Historia Da Metrologia
Casos: Historia Da Metrologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: incosto • 12/4/2014 • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 608 Visualizações
História da metrologia
Tudo começou quando na antigüidade percebeu-se a necessidade da criação de unidades de medida que permitissem as trocas e o comércio de mercadorias. Sabe-se que a história do progresso do homem também está estreitamente relacionada ao progresso na ciência da medição, já que em certo momento, ele percebeu que para sua medição fazer sentido era necessário que estivesse de acordo com as medições executadas pelos outros homens, tornando necessária a adoção de padrões que reproduzem as unidades de medidas.
Porém, a necessidade de medidas-padrão tomou força quando os homens iniciaram negócios em grande escala, na construção de casas, navios e utensílios em geral. Feitos dos Romanos, Hebreus e Fenícios também já mostram a utilização dessas medidas-padrão, até a invasão à Europa por tribos bárbaras, provocando um retrocesso significativo no conhecimento adquirido pelo homem. Somente muito tempo depois que, então, os reis saxões reintroduziram os sistemas de medida e padrões unificados.
No que se refere às unidades de medida adotadas durante o período colonial no Brasil, o quadro é idêntico ao encontrado em Portugal na mesma época, onde a vara, a canada e o almude eram as medidas de uso mais comum, mesmo que seu valor variasse de região para região. No entanto, a primeira menção expressa à atividade metrológica, em documentos coloniais, refere-se precisamente à fiscalização do funcionamento dos mercados locais, atividade do almotacé.
A história da metrologia no Brasil, porém, inicia-se de fato no tempo do Império, em função da necessidade de uniformizar um sistema de unidades de medida. Contudo, a formalização de mecanismos de proteção de produtores e consumidores, é um fato recente, com a criação do Instituto Nacional de Pesos e Medidas em 1961, que implantou a rede Nacional de Metrologia Legal e instituiu, no País, o Sistema Internacional de Unidades (S.I.). Em 1973, através da Lei 5.966, foi instituído o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, SINMETRO, com a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industriais. Como órgão normativo do Sistema, foi criado, no âmbito do Ministério da Indústria e do Comércio, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO; e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, órgão executivo central do Sistema.
Sistema internacional
O Sistema Internacional de Unidades, também conhecido como SI, é inspirado no sistema métrico e é o mais usado no mundo. É um conjunto padronizado de definições de unidades de medida, utilizado hoje em quase todo o mundo moderno e em várias áreas da atividade humana, como a técnico-científica, a política, a econômica e a social. Por sua lógica e coerência, pode ser usado por pessoas de origens, de culturas e de línguas diferentes.
Desde os tempos mais remotos, as civilizações tentaram criar sistemas de unidades que pudessem facilitar o intercâmbio comercial e cultural entre os povos. Assim, considera-se que a primeira unidade criada foi a do tempo. No século XVII, o cientista inglês John Wilkins tentou estabelecer unidades de comprimento, de volume e de massa.
Com base nesses trabalhos, em 1793, durante a Revolução Francesa, o metro foi definido como unidade para medir distâncias. Foram definidas também as unidades de volume (o litro) e de massa (o grama). A partir disso, em 1795, o Sistema Métrico Decimal entrou em vigor plenamente.
No século XIX e na primeira metade do século XX, várias comissões internacionais foram criadas para elaborar sistemas de unidade de peso, de medida, de voltagem ou de amperagem, entre outras. A mais importante foi a Convenção do Metro, elaborada em 1875, que criou o Escritório Internacional dos Pesos e Medidas e a Conferência Geral dos Pesos e Medidas.
Essa conferência se reúne a cada quatro anos em Paris, na França, para analisar a evolução do Sistema Internacional de Unidades.
O Sistema Internacional de Unidades tem sete unidades básicas. Cada uma delas é representada por uma unidade, com seu símbolo:
o metro (m): unidade de comprimento;
o quilograma (kg): unidade de massa;
o segundo (s): unidade de tempo;
o ampère (A): unidade da corrente elétrica;
o kelvin (K): unidade de temperatura;
o mol (mol): unidade de massa molecular;
a candela (cd): unidade de intensidade luminosa.
A maior parte dos países do mundo utiliza o Sistema Internacional de Unidades. Chama-se metrificação a substituição de um sistema nacional pelo sistema internacional. Apenas cinco países ainda não aderiram oficialmente ao sistema internacional: Mianmar e as ex-colônias inglesas da Jamaica, da Gâmbia e do Maláui, além da Libéria. No Reino Unido, o uso do sistema métrico é obrigatório no comércio, na saúde, na segurança e na administração, embora as unidades imperiais, ou inglesas (baseadas em milhas, polegadas ou pés, entre outras), ainda sejam comuns no dia a dia. Também nos Estados Unidos (que só aceitaram o sistema métrico em 1866) o SI é aceito e recomendado desde 1959, mas ainda não é comumente usado.
Definição de metro
O metro (símbolo: m) é uma unidade de medida de comprimentopadrão que começou por ter como base as dimensões da Terra e osistema numérico decimal. Atualmente o metro é definido como sendo "o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo" (unidade de base ratificada pela 17.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas em 1983) É uma das unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades.
Conversão de unidade
- Tabela retirada da internet.
CONVERSÃO DE POLEGADAS PARA MILIMETRO
POLEGADA X MILIMETRO POLEGADA X MILIMETRO POLEGADA X MILIMETRO
1/32 = 0,79MM 1.1/32 = 26,19MM 2.1/16 = 52,39MM
1/16 = 1,59MM 1.1/16 = 26,99MM 2.1/8 = 53,97MM
3/32
...