História do pensamento geográfico
Tese: História do pensamento geográfico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LELEDILSON • 10/6/2014 • Tese • 410 Palavras (2 Páginas) • 776 Visualizações
CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: História do Pensamento Geográfico
Coordenadora: Inês Aguiar de Freitas
Tutor à distância: Artur Leonardo Andrade
AD2 (2014.1)
Base: Aulas 08, 09, 10 e 11
1. Leia as afirmativas a seguir e responda se são verdadeiras ou falsas. Em caso de respostas falsas, justifique. Cada questão vale 1,5 e a correção levará em consideração a alternativa apresentada (V ou F), a consistência e a clareza da justificativa.
a) Uma das maiores preocupações de La Blache era com a definição do objeto da Geografia. Ele definiu-o, então, como sendo a relação Homem/Natureza, na perspectiva do território.
Resposta: Falso, Vidal de La Blache definiu o objeto da Geografia como a relação homem-natureza, na perspectiva da paisagem.
b) No início do século XX, duas Escolas de Geografia se firmaram na Europa: o determinismo e o possibilismo. A primeira, de origem alemã, trazia propostas relacionadas à capacidade das civilizações de dominarem a natureza e conquistarem novos territórios; a segunda, de origem francesa, como que em resposta à primeira, falava das diferentes possibilidades de adaptação do homem ao meio.
Resposta: Falso, foi no final do século XIX.
c) Para Élisée Reclus e a filosofia anarquista, haveria apenas um método para ser seguido dentro dos estudos geográficos.
Resposta: Falso, a geografia de Élisée Reclus, ao contrário da proposta positivista que afirmava haver um único método, dizia que cada objeto de estudo demandava um método diferente.
d) Ao propor que o saber provém do contato entre o sujeito e o objeto, as correntes humanísticas descartam a subjetividade na conceituação do espaço geográfico.
Resposta: Falso, as correntes humanísticas valorizavam o aspecto subjetivo.
e) A Hermenêutica e Fenomenologia valorizam o aspecto subjetivo dos estudos e defendem que não há uma verdade única a ser explicada, mas verdades a serem compreendidas. Neste aspecto, ambas as correntes estão de acordo com a filosofia Positivista.
Resposta: Falso, a Hermenêutica e Fenomenologia são contracorrentes ao positivismo por valorizar o aspecto subjetivo dos estudos e por diferenciar do positivismo ao defender que não há uma verdade única a ser explicada, mas verdades a serem compreendidas.
2. Defina o conceito de Espaço Vital (Valor da questão: 2,5)
Resposta: Espaço Vital se refere as condições espaciais e naturais para a manutenção ou consolidação do poder do Estado sobre o seu território. Seriam as condições naturais disponíveis para o fortalecimento de uma dada sociedade ou povo. Aquelas populações que dispusessem de melhor espaço vital estariam mais aptas a se desenvolver e a conquistar outros territórios.
...